Notícias | 25 de janeiro de 2021 | Fonte: CQCS - Sueli dos Santos

Plano de Saúde não autoriza home care para segurados

A reportagem do jornal “Bom Dia DF”, da TV Globo, contou a história de algumas pessoas do Distrito Federal que possuem plano de saúde da Unimed. A emissora tem recebido reclamações de pessoas que não conseguem ter acesso ao home care do plano.

O repórter Artur Bernardi relatou três casos. A família de Ana Rita não está conseguindo o serviço de home care. Ela está  internada no Hospital Santa Luzia há 7 meses e já teve alta para home care, mas a Unimed não libera o serviço.

A filha, Ana Clara Almeida, contou que a mãe tem mal de Parkinson e está debilitada. “Entramos na justiça para pedir o home care e o plano de saúde não responde”, contou.

Outro caso relatado foi de uma criança de 3 anos de idade. A mãe Susan Mesquita contou que a filha, com paralisia cerebral, usa home care há 2 anos, pois ela depende dos aparelhos para sobreviver.  “Faltaram medicamentos, leite específico e fraldas”, relatou. A família entrou na justiça. “Por meio da justiça, os fornecedores deram os itens que faltaram mas ainda não há uma decisão em relação do plano de saúde”, afirmou. 

Ela contou que a Unimed não vem fazendo o pagamento das empresas de home care que deixaram de prestar o serviço. “Mantiveram só os aparelhos porque ela depende deles para sobreviver”, disse.

Alexandra Moraes, presidente da comissão de direito à saúde OAB/DF, disse que o home care não está no hall de atendimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS), mas esse tratamento traz benefícios ao paciente porque permite que o paciente esteja mais próximo dos familiares. “A ideia do home care é que ele seja um procedimento de internação domiciliar. Há decisões no judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF) que definem que o home care deve ser oferecido aos pacientes que têm dificuldade do procedimento”, explicou.

A Unimed enviou nota dizendo que não tinha conhecimento do caso da Ana Rita e que vai apurar o caso. Sobre o caso da menina, disse que vai interferir junto a Unimed Nordeste para regularização do atendimento. A Unimed explicou que as cooperativas atuam de forma independente. 

______________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no  Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/ Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN