PL prevê uso do seguro em processos que estão em andamento

08/11/2019 / FONTE: CQCS

Projeto-de-Lei

O deputado Alexis Fonteyne (NOVO/SP) apresentou projeto de lei permite a substituição do depósito recursal por fiança bancária ou seguro garantia judicial em processos já em andamento.

De acordo com a proposta, essa substituição poderá ocorrer por autorização do juiz ou tribunal competente mediante “mero pedido do reclamado”.

Segundo o autor do projeto, parte significativa dos magistrados impede, “sem justificativa plausível”, a substituição dos depósitos judiciais por fiança bancária ou seguro garantia judicial a processos cuja tramitação tenha iniciado antes da Lei 13.467 de 2017 (reforma trabalhista). 

Ele afirma que isso acarreta um estoque de recursos de cerca de R$ 65 milhões que poderiam estar circulando na economia brasileira, gerando empregos para os 12 milhões de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho. “Isso sem falar nos novos negócios que podem ser gerados a partir da aquisição de fianças bancárias ou de seguros garantia o que, da mesma forma, pode gerar mais emprego e renda para os brasileiros. Assim, a presente proposição objetiva deixar clara a possibilidade de aplicação da fiança bancária ou seguro garantia em substituição ao depósito judicial em processos em tramitação anterior à promulgação da Lei”, acrescenta o parlamentar.

____________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags: , ,

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: