Notícias | 29 de abril de 2014 | Fonte: Virta Comunicação Corporativa

Pinheiros se une à comunidade empresarial brasileiro-alemã em prol do paraesporte

Iniciativa Atletas do Futuro investirá em paratletas profissionais e no desenvolvimento de novos talentos do esporte

Foi lançada na manhã desta terça-feira (29) a iniciativa Atletas do Futuro – Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha, promovida pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA) em parceria com o Esporte Clube Pinheiros. Seu objetivo é unir os esforços de empresas e instituições alemãs e brasileiras para proporcionar o desenvolvimento do paraesporte brasileiro, incentivar a formação esportiva e contribuir para a inclusão social e capacitação profissional de pessoas com deficiência.

Fazem parte da iniciativa, atualmente, dezessete atletas profissionais de alto rendimento e novos talentos em desenvolvimento. De um lado, o projeto fomenta a preparação de esportistas de ponta visando grandes competições nacionais e internacionais, sobretudo as Paralimpíadas Rio 2016. De outro, foca no desenvolvimento de jovens destaques do esporte. Em ambos os grupos, a iniciativa trabalha a inclusão social e profissional dessas pessoas com deficiência, abrindo caminho para um futuro pós-carreira com bases qualificadas para o mercado de trabalho.

“O Esporte Clube Pinheiros orgulha-se em ser o principal formador de atletas olímpicos da história do nosso país e, agora, é pioneiro também no fomento ao esporte paralímpico. Esperamos oferecer a melhor infraestrutura para alto rendimento desses campeões, atraindo apoiadores e patrocinadores, que já conhecem e confiam nos projetos com a chancela do Pinheiros”, afirma o presidente do Clube, Luis Eduardo Dutra Rodrigues. Para o presidente do Instituto, Klaus Wilhelm Lege, a iniciativa vai além do esporte. “Um dia esses campeões vão se aposentar das competições e nosso objetivo também é prepara-los para esse momento”, explicou.

Iniciada no primeiro semestre de 2014, a ação conta com o patrocínio de um seleto grupo de empresas de origens alemãs e brasileiras. O ISCBA promove a iniciativa junto às empresas e instituições e o Esporte Clube Pinheiros é responsável pela gestão esportiva dos atletas, administração dos recursos recebidos e prestação de contas. Os investimentos das empresas patrocinadoras são utilizados para a compra de material esportivo, uniformes e equipamentos, manutenção dos locais de treinamento, pagamento de equipe técnica, viagens e competições

Para os anos de 2015 e 2016, está prevista a ampliação do escopo da iniciativa, além da sequência do projeto de capacitação e inclusão profissional, com a busca de mais benefícios aos atletas.

Atualmente, a iniciativa conta com os seguintes atletas:

Atletismo: Alan Fonteles

Natação: André Brasil

Esgrima: Alex Sandro de Souza e Marcelo Mota

Remo: Amaro da Silva, Ana Rebouças, Cláudia Cícero, Claudy dos Santos, Diogo Caldeira, Gilmar Lima, Jairo Klug, José Henrique, Lucas Pagani, Renato Moinhos, Silvan Braga, Victor Sampaio e Yezza Sousa.

Entre eles, destaque para os medalhistas paralímpicos André Brasil, padrinho da iniciativa, com 7 medalhas de ouro e 3 de prata entre os jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, e Alan Fonteles, medalhista de ouro vencendo o atleta sul-africano Oscar Pistorius na última edição em Londres. “Nós podemos realizar coisas maravilhosas. Basta que acreditem e apostem na gente. È uma alegria fazer parte desse projeto e espero que ele seja o início de um novo momento para o esporte paralímpico brasileiro”, disse o medalhista André Brasil.

Atletas do Futuro também é uma iniciativa integrante da Temporada Alemanha + Brasil 2013 – 2014, que busca aproximar os dois países por meio da cultura, do esporte, da educação e da ciência.

São patrocinadores da iniciativa as seguintes empresas: Cota Ouro – Rumo Logística, Thyssenkrupp e Volkswagen do Brasil. Cota Prata – Allianz Seguros, Demarest Advogados, Hamburg Süd, HOCHTIEF do Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Racional Engenharia e STIHL. Como parceiros, o projeto conta com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Ottobock, com suporte médico e de manutenção de próteses e/ou órteses. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, o Consulado Geral da República Federal da Alemanha de São Paulo e a Temporada Alemanha + Brasil 2013 – 2014 são apoiadores institucionais.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN