Notícias | 8 de outubro de 2020 | Fonte: PFJ Assessoria e Corretora de Seguros

PFJ Assessoria e Corretora de Seguros orienta sobre os cuidados que uma empresa deve ter, ao contratar plano ou seguro de saúde

Com o aumento dos casos de coronavírus no Brasil, a economia permanece com instabilidades e com isso, as empresas precisam reduzir os custos para manter sua saúde financeira. O plano de saúde por ser necessário e ter um grande impacto no orçamento, é um dos itens que os gestores analisam em busca de uma redução nos valores, mas eliminá-lo pode ser um erro. O melhor caminho é encontrar um serviço que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício.  A PFJ preparou uma série de características que auxiliam as empresas a efetuar um contrato de seguro ou plano de saúde.

Contratar Plano de Saúde empresarial traz muitos benefícios

Antes de saber quais cuidados você precisa tomar ao escolher o Plano de Saúde da empresa, descubra os benefícios que esse serviço pode trazer para o seu negócio: melhor relação entre empresa e funcionários; destaque diante da concorrência; menor ocorrência de faltas e afastamentos; aumento da motivação dos funcionários; aumento da produtividade;retenção de talentos. Para te ajudar, listamos a seguir alguns cuidados na hora de contratar um plano de saúde empresarial. Confira!

Esteja atento às regras de carência

Se você deseja mudar de operadora de Plano de Saúde, deve estar atento às regras de carência. De acordo com as regras da Agência Nacional de Saúde – ANS, as operadoras ou seguradoras podem exigir períodos de carência para contratos de até 29 vidas. Para os contratos de 30 ou mais vidas, a Resolução Normativa 195 diz que não é permitido nenhum prazo de carência. Por lei, os prazos máximos de carência são: Urgência e emergência – 24 horas; Parto a partir da 38ª semana de gravidez – 300 dias; Consultas, exames, internações e cirurgias – 180; e Doenças ou lesões preexistentes – a operadora pode impor uma cobertura parcial temporária por até 24 meses. Nesse caso, se você busca formas de reduzir custos com Plano de Saúde empresarial, é preciso avaliar se a mudança vale a pena ou se é mais interessante permanecer com a sua atual operadora e mudar para uma categoria mais em conta, como trocar o tipo de acomodação em caso de internação, de quarto individual para acomodação em enfermaria, por exemplo.

Decida qual será a abrangência geográfica

Na hora de decidir qual cobertura é ideal para sua empresa, leve em consideração a localização dos colaboradores, as características da empresa e a rede de atendimento credenciada. Algumas operadoras oferecem produtos regionais, com foco em uma cidade ou um grupo de municípios. Outras oferecem produtos estaduais ou de grupo de estados. Existe ainda a cobertura nacional, que pode ser importante em empresas nas quais os funcionários realizam viagens a trabalho ou que possuem escritorios em mais de um estado.

Verifique a qualidade da rede credenciada

Ao contratar um plano ou seguro saúde, certifique-se de que sua rede tem capacidade de atender sua empresa.

Fique atento às Coberturas e à Segmentação Assistencial

A oferta de serviços por parte da operadora está diretamente ligada ao tipo de Segmentação Assistencial. Eles podem ser ambulatorial, que atende consultas e procedimentos ambulatoriais, ou hospitalar, que abrange atendimentos realizados durante internação em hospitais. O plano hospitalar pode ser com ou sem obstetrícia, que inclui procedimentos ligados ao pré-natal e ao parto. Existe ainda a possibilidade de adicionar ao pacote contratado o serviço odontológico a baixo custo.

Saiba escolher um bom corretor de Plano de Saúde

Um corretor de Plano de Saúde é fundamental para te ajudar a escolher a melhor opção para sua empresa ou mesmo reduzir custos, caso já haja uma operadora contratada. Eles podem esclarecer todas as suas dúvidas e acompanhar todo o processo de vigência do contrato com a operadora. Na hora de escolher um corretor, a credibilidade é um dos fatores principais. O primeiro passo é checar se a corretora é registrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Depois, escolha aquele que poderá te ajudar em qualquer situação.

Formas de reduzir custos com Plano de Saúde

Existem algumas medidas que você pode tomar para reduzir os custos com Plano de Saúde na empresa. A co-participação, quando o funcionário, além do pagamento mensal, participa do custo cada vez que realiza uma consulta ou exame, é uma dessas opções. Para reduzir a sinistralidade, valor de reajuste cobrado pelas operadoras quando o valor gasto pelos funcionários é maior que o previsto em contrato, é importante implantar um sistema de gestão de saúde na empresa. Esse sistema deve realizar programas de prevenção e campanhas para o uso consciente do benefício entre os colaboradores. Empresas que oferecem Plano de Saúde aos colaboradores têm equipes mais motivadas e que produzem mais e melhor. É um excelente recurso para reter talentos. Por isso, ainda que o cenário econômico exija medidas mais modestas, não deixe de considerar à adesão a um Plano ou Seguro de Saúde.

_________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN