Notícias | 28 de abril de 2004 | Fonte: Fenaseg

Pesquisa III

O estudo realizado pela Comissão de Recursos Humanos do Sindicato das Seguradoras de São Paulo – Sindsegsp revela ainda que as companhias estão preocupadas com a profissionalização do funcionário e em reconhecer o seu desempenho. Exemplo disso é que planos de cargos e salários estão presentes em 54,5% das empresas, enquanto 39% respondem por programas de remuneração variável, que podem incluir PLR, bônus, premiações ou comissões. Além disso, no ano passado, cerca de 20% das seguradoras efetivaram programas de treinamento e desenvolvimento para 61% a 75% de seus empregados, enquanto 18,8% realizaram para todos os funcionários.

Sobre as estruturas de apoio das companhias, verificou-se que atividades não estratégicas têm maior índice de terceirização total, como conservação e limpeza (78,8%), segurança e medicina do trabalho (72,7%), vigilância e portaria (42,4%) e mensageiros (48,5%). A avaliação também mostra que 54,5% das seguradoras desenvolvem programas de qualidade de vida, lazer e cultura, como campanhas de vacinação (72,2%), programas contra álcool, fumo, Aids e drogas (66,7%), prevenção a acidentes e doenças funcionais (44,4%) e festas (61,1%).

Por fim, revela que 45,5% das companhias seguradoras ainda contam com programas de estágio, apesar do aumento da recessão da economia brasileira. “Estas informações serão, sem dúvida, valiosas, pois contribuirão para a devida interpretação do cenário atual de RH do setor de seguros e poderão guiar os próximos passos de seus gestores”, avalia Márcio Pires, presidente do Comitê de RH do Sindsegsp.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN