Notícias | 6 de dezembro de 2005 | Fonte: Diário de Cuiabá

Pescadores pedem aumento no seguro

A Delegacia Regional do Trabalho e Emprego (DRTE) começou ontem a preencher os requerimentos dos pescadores da Colônia Z-1 que têm direito a receber o seguro desemprego, pago pelo governo federal durante os quatro meses de piracema, período de reprodução dos peixes.

A Z-1 tem cerca de 750 associados. Ontem pela manhã, era grande a movimentação de pescadores na sede da colônia. Pescador há 25 anos, sendo quatro com carteira, Avelino Domingos Ramalho, 44 anos, teve que enfrentar fila.

Além da demora na liberação do pagamento do seguro, Avelino Ramalho também reclamou do valor pago: R$ 300 por mês. “É muito pouco para quem tem que filhos e tem que sustentar a família. Tenho que fazer bicos como servente de pedreiro ou limpar terreno para sobreviver”, afirmou. Casado e com três filhos, Avelino Ramalho garantiu que com a pesca faz em média R$ 700 por mês.

O presidente da Federação de Pescadores, Lindemberg Gomes de Lima, comentou que a reivindicação de aumento do valor do seguro desemprego é nacional. Para sustentar este pedido, em Mato Grosso, a Federação fez um levantamento sobre a pesca, visando o controle do desembarque pesqueiro no Estado.

Conforme Lindemberg Lima, a pesquisa foi feita no período de março a novembro e consta de dados como a quantidade e a espécie pescada diariamente. “O levantamento mostrou que o desempenho da pesca profissional é acima do valor (do seguro desemprego) mínimo individual pago”, afirmou.

O trabalho da Delegacia Regional do Trabalho na Colônia Z-1 prossegue até esta quarta-feira. Lindemberg Lima lembrou que obteve uma autorização do Ministério do Trabalho para que o interventor da colônia Sixto Rodrigues possa assinar os requerimentos, evitando que a categoria seja prejudicada e não receba o benefício.

A expectativa é que os pescadores da Z-1 comecem a receber o pagamento do seguro referente ao mês de novembro até o Natal (25 de dezembro). Em todo Estado, são 12 colônias e sete mil pescadores profissionais. Destes, cerca de 5,5 mil têm direito ao benefício. A Federação também está criando uma colônia em Alta Floresta.

ELEIÇÃO – No próximo dia 17 de dezembro, acontece a eleição da nova diretoria da Z-1. São três chapas concorrentes, sendo uma delas encabeçada por uma mulher. Vitória Soares concorre a presidência da colônia pela chapa 1 “Unidos para vitória”. A chapa 2 “Pescadores Unidos” é encabeçada por Azir Pedroso de Arruda. O interventor Sixto Rodrigues concorre pela chapa 3 “Trabalho com seriedade”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN