Notícias | 14 de outubro de 2003 | Fonte: Seguros em Dia

Pela criação da Câmara de Arbitragem em São Paulo

Segue abaixo o artigo do presidente do Sincor-SP, João Leopoldo Bracco de Lima, no qual o dirigente defende a criação de uma Câmara de Arbitragem em São Paulo.
Dada a representatividade de São Paulo no mercado de seguros brasileiros, o Sincor-SP, sempre pautado pela sua linha de ação, está decidido a contribuir para melhorar as relações de consumo de seguros, cujo objetivo final visa beneficiar o segurado.
Hoje, o aprimoramento desse processo passa pelas Câmaras de Mediação e Arbitragem, projeto no qual o Sincor-SP estará empenhado para vê-lo efetivamente implantado no Estado.
Apesar da pouca tradição do país em tratar conflitos através de meios alternativos à Justiça, a entidade considera factível o equacionamento de desavenças em um fórum específico e constituído com essa finalidade, no qual prevaleçam, necessariamente, a funcionalidade, a idoneidade, a imparcialidade e a credibilidade. São as condições, inclusive, essenciais para que as partes – principalmente os consumidores – aceitem a arbitragem como instrumento capaz de restabelecer de maneira convincente a harmonia ao mediar as divergências.
E o Sincor-SP vai levar essa idéia à frente. Em breve, estará procurando o Sindicato das Seguradoras para iniciar as conversas, colocar o assunto em debate e, em seguida, elaborar projeto conjunto de criação da Câmara de Mediação e Arbitragem. É nosso compromisso.
São Paulo não pode se eximir dessa responsabilidade. Afinal, mais da metade do mercado de seguros brasileiro está aqui. Com tal representatividade é possível deduzir, por extensão, que aqui o número de contratos de seguros em litígios é também maior. Não há dúvida que, hoje, são incontáveis as ações pressionando o já sobrecarregado Judiciário. Esse cenário possibilita adicionar à arbitragem mais duas vantagens: a de colaborar para desafogar a Justiça e a de oferecer rapidez e custo mais barato.
Mas o trabalho da Câmara Arbitral, sério e transparente, promete resultado ainda mais importante e auspicioso: o desenvolvimento de uma nova conduta no relacionamento com o consumidor, a sociedade, com ganhos imensuráveis para a instituição Seguro.
Autor: João Leopoldo Bracco de Lima

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