Notícias | 6 de julho de 2020 | Fonte: CQCS

Passo a passo para Corretor de Seguros se recadastrar com segurança

Apesar de ainda estar buscando na Justiça a suspensão no recadastramento, a Fenacor criou um passo a passo para o corretor de seguros se recadastrar com segurança, sem os riscos de perder seus dados.  

Em comunicado, a federação voltou a criticar a Susep por realizar o recadastramento neste momento de pandemia, e novamente alertou que o sistema criado pela autarquia, por ser “muito frágil”, não oferece segurança e é suscetível a fraudes, expondo os dados dos corretores de seguros, pessoas físicas e jurídicas. “O corretor de seguros está sujeito a perder os dados ou, pior, vê-los ser apropriados por pessoas mal intencionadas”, advertiu a Fenacor.

Mas, como ainda não houve o julgamento do mérito da questão no processo judicial, e como está se aproximando o prazo limite fixado pela Susep para o recadastramento (31 de julho), a Fenacor sugeriu que a categoria se recadastre.

De acordo com a federação, essa medida visa a evitar que o corretor de seguros possa ser ainda mais prejudicado, “seja com a eventual suspensão do seu cadastro, o impedimento do livre exercício da sua atividade profissional ou até o recebimento de comissões”.

Contudo, a entidade sugere que sejam seguidos, “rigorosamente”, os seguintes passos para que o corretor de seguros possa guardar como prova e se resguardar de eventuais problemas, preservando a veracidade da ação e da atitude dos corretores:

  1.     Acessar o sistema de cadastro da SUSEP https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/

 

  1.     Em caso de dúvidas, a SUSEP disponibiliza um manual para utilização do sistema: http://www.susep.gov.br/menu/corretor-de-seguros/manual-do-sistema-de-corretor-de-seguros

 

  1.     Ao realizar o seu recadastramento, documentar de alguma forma (fotografar e/ou filmar) e, principalmente, salvar um print de cada tela com seus dados preenchidos.
  2.     Antes de iniciar o cadastro, abrir um novo arquivo no Word ou Power Point para salvar as imagens de todas as telas;
  3.     Em cada tela do sistema, após preencher seus dados, pressione a tecla “Prt Scr” (ou “print screen”) do seu teclado;
  4.       Após copiar a tela com a função “print screen” retornar ao arquivo do Word ou Power Point  e colar a imagem que está na memória;
  5.     Repetir esse processo para cada tela do sistema de cadastro (com os seus dados preenchidos).

 

  1. Ao finalizar o cadastro, salvar o arquivo Word ou Power Point com a cópia das telas do cadastro preenchidas com seus dados e enviar por e-mail à Susep ([email protected]) registrando a realização do recadastramento e anexando, também, uma declaração de não autorização do compartilhamento de seus dados.

 

  1. Para os que puderem e pretendam resguardar extrema segurança das informações transmitidas, sugerimos, principalmente para as sociedades corretoras de seguros, registrarem uma Ata Notarial com os procedimentos do recadastramento realizados.

 

_____________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN