Notícias | 17 de novembro de 2005 | Fonte: Diário de São Paulo

Parentes dos sete mortos no Japão lutam por seguro

Parentes dos sete brasileiros mortos em um acidente de trânsito no Japão, no domingo, querem acionar a seguradora do caminhão que causou a tragédia para pagar o traslado dos corpos para o Brasil. Ricardo Tamashiro, irmão de uma das vítimas, disse que sua família vai pressionar o Consulado Brasileiro em Nagoya, no Japão, para cobrar o sinistro da companhia.

– Se a empresa tem seguro, é direito das famílias receberem – afirma.

Tamashiro é irmão de Márcio, de 32 anos, que vivia no Japão há 12 anos com outro irmão, Reinaldo, que está tratando dos trâmites legais. A família é de Campinas.

O acidente que matou os jovens, com idades entre 18 e 32 anos, ocorreu na Estrada de Meishin, em Hikone, província de Shiga, no noroeste do Japão. O Itamaraty não vai oferecer recursos financeiros para ajudar as famílias a trazerem os corpos para o Brasil.

O acidente envolveu sete veículos e deixou outros três japoneses feridos. Os brasileiros estavam em uma minivan que foi atingida por um caminhão. Outros dois veículos não tiveram tempo de frear e bateram no caminhão. Os brasileiros, que não tinham sofrido nada, saíram da minivan para ver os estragos no acostamento. Neste momento, um outro caminhão tentou desviar do acidente e invadiu a área onde estavam os rapazes, bateu em dois ônibus e atropelou as vítimas.

Segundo informações da polícia japonesa, as vítimas foram arrastadas por mais de 30 metros. O motorista do caminhão que atingiu a minivan, Takehiro Matsuzaki, de 39 anos, foi preso em flagrante.

Márcio e as outras vítimas estão sendo veladas no Japão desde segunda-feira. Caso os familiares não consigam trazê-los de volta, os corpos serão cremados até quarta-feira e suas cinzas enviadas para o Brasil.

Até à noite de segunda-feira, a única família decidida a trazer o filho de volta era a de Rafael Kawakami, de 19 anos. O pai dele, Maurício Kawakami, disse que o rapaz morava há seis meses no Japão e tinha planos para ficar três anos. Ele vivia com parentes. O corpo de Rafael deve chegar ao Brasil na sexta-feira.

– Já reservamos o vôo – afirmou Kawakami, que ainda não sabia se receberia algum apoio financeiro para o traslado, mas acionara o seguro de vida.

Rafael era de Maringá, no Paraná. As outras vítimas são Alexsandro Teru Nishioka, de 24 anos, Thiago Kazuo Tinen, de 19 (ambos de Campinas), Gustavo Bergantin Saho, de 19 (de Guatapará, em São Paulo); José Roberto Franco Júnior, 19 (de Mogi das Cruzes, SP); e Júlio César Yugi Kina, 19 (da capital).

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN