Notícias | 24 de setembro de 2018 | Fonte: CDN Comunicação

Parceria incentiva projeto de leitura em escolas de todo o país

Quase 30 mil pessoas já foram impactadas pela iniciativa
São Paulo, 24 de setembro de 2018 – A parceria entre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE e o escritor Laé de Souza, idealizador do Projeto de Leitura, vem impactando, por ano, cerca de 30 mil alunos de escolas públicas que estão cursando o ensino fundamental e médio.

A ação “Ler é bom, experimente!” busca incentivar a criatividade e o hábito da leitura em crianças e jovens. A iniciativa inclui a doação de livros do escritor às unidades de ensino. Deficientes visuais também são contemplados com exemplares em braile. As publicações são acompanhadas de materiais didáticos para a elaboração e aplicação de um projeto em sala de aula relacionado à obra em questão.

Cada escola participante recebe mais de 110 exemplares de livros, que podem ser do mesmo título ou variados. No fim de cada ano os melhores textos produzidos pelos alunos, derivados da leitura, são selecionados para compor uma coletânea.

O projeto “Dose de Leitura” é uma biblioteca itinerante que fornece livros para leitura aos pacientes internados em hospitais. A ação fornece gratuitamente mais de 200 livros infantis, juvenis e adultos e um carrinho expositor das obras a 13 instituições médicas nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, entre outros.

A parceria já dura 11 anos e diversas escolas foram impactadas nos estados do Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

“Nós temos uma parceria muito frutífera com o escritor Laé de Souza. Há mais de uma década nós, juntos, estamos impactando e transformando vidas por meio da leitura. O estímulo a este hábito é muito visado pelo GRUPO, que apoia uma educação de qualidade e a redução das desigualdades” afirma Fatima Lima, diretora de Marketing, Sustentabilidade e Inovação do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

“O patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE possibilita levarmos a leitura para locais em que professores confessam nunca ter sonhado, por achar impossível, com todos os seus alunos lendo o mesmo livro, discutindo textos e realizando atividades literárias como eles fazem no projeto Ler é bom, experimente. A ação forma estudantes leitores e cidadãos conscientes”, afirma Laé de Souza.

Grupo Projetos de Leitura

O Grupo Projetos de Leitura, que iniciou seu trabalho em 1998, reúne vários projetos de incentivo à leitura aprovados pelo Ministério da Cultura. Com sede em São Paulo, atua em todo o território nacional colocando-os em prática, sem visar lucro e com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN