Notícias | 18 de fevereiro de 2019 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Panorama do Seguro: taxa de desemprego volta a cair em São Paulo

Parece  que a economia de fato começa a reagir. A taxa de desemprego volta a cair em São Paulo após dois anos de aumento. O consultor Francisco Galiza analisou os dados no programa Panorama Seguro.

Nos últimos cinco meses, os índices chegaram a 15%, três pontos percentuais acima dos dois anos anteriores. Galiza explicou que após um salto de 10%, em 2015, para 18%, em 2016, essa queda representa uma trajetória favorável. “Tudo leva a crer que, havendo um modelo de reformas e equacionamento de economias, os números continuarão a cair”, afirma.

Ele destaca que mesmo com a recuperação econômica, algumas variáveis, como o desemprego, acontecem de forma defasada. “Quando há uma crise, o mercado de trabalho é o último a sofrer, pois o empresário tenta manter o funcionário enquanto pode, até acontecer a demissão. O outro lado também é válido. Quando começa a ter uma recuperação econômica, o empregador fica na dúvida se é o momento oportuno de contratação e, por isso, o desemprego é o último a ver a queda”, afirmou.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN