Notícias | 9 de julho de 2020 | Fonte: Mais Minas

Pandemia influencia preço do seguro de carros em estados muito afetados

Conforme levantamento realizado pela Smartia, o preço do seguro auto em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas sofreu alterações durante pandemia

Diferentes setores em todo o mundo tiveram impacto por conta do novo coronavírus e com o setor de seguro para carros não foi diferente, como aponta pesquisa da Smartia, feita em parceria com a TEx Tecnologia, especializada em sistemas de multicálculo e gestão para corretoras de seguro.

Enquanto empresas foram fechadas e outros setores tiveram redução na jornada de trabalho, as seguradoras registraram alterações significativas no valor do seguro auto.

Como sendo uma proteção essencial para motoristas de carro, caminhão e moto, os condutores não abriram mão do serviço, embora as alterações sejam evidentes de janeiro a junho.

Alteração no preço do seguro para carros em alguns dos estados afetados

Dados levantados pela Smartia em parceria com a TEx apontam aumento ou redução no valor do seguro de automóvel em três estados afetados pela pandemia do novo coronavírus: Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.

As tabelas abaixo mostram as diferenças no preço entre o mês de janeiro e junho desse ano.Para chegar aos resultados, a Smartia coletou informações das cotações efetuadas na TEx nos respectivos períodos.

O levantamento incluiu informações diversas de cada estado e os resultados mostram a comparação dos preços médios em cada região entre nos meses de janeiro e junho de 2020.

Em São Paulo, a Macro Metropolitana Paulista se destacou entre as regiões que tiveram aumento, alcançando uma diferença de 30%. No interior paulista, as cidades de Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e Guarulhos tiveram uma redução no preço, sendo Ribeirão Preto o destaque, alcançando 40%, como mostra a tabela abaixo:

Captura de Tela 2020-07-09 às 13.26.10

Já nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, houve um aumento, sendo esta última de cerca de 18%.

Captura de Tela 2020-07-09 às 13.26.42

No Rio de Janeiro, o Centro Fluminense foi o destaque entre as regiões com maior diminuição no preço, sendo cerca de 12%. Já a Baixada registrou o maior aumento no preço, alcançando cerca de 60%.

Entre as cidades cariocas, Macaé foi destaque entre as cidades que tiveram aumento no valor, registrando cerca de 30%:

Captura de Tela 2020-07-09 às 13.28.21

Entre as cidades que tiveram diminuição no preço, o destaque foi para São João de Meriti, com 40%:

Captura de Tela 2020-07-09 às 13.29.32

O levantamento apontou a região Sudoeste do Amazonas com maior destaque entre as regiões que tiveram aumento no preço, sendo de 170%. Presidente Figueiredo foi destaque entre as cidades com redução no valor do seguro, atingindo quase 1% apenas, já que em janeiro o valor médio era de R$ 8.997,50 e em junho foi de R$ 8.950,25, representando uma diferença de -47,25 entre os meses.

No interior do estado do Amazonas, o destaque foi para Humaita (cerca de 53%):

Captura de Tela 2020-07-09 às 13.30.48

As demais cidades e regiões não tiveram diferença significativa entre os meses de janeiro a junho/2020.

Para ver a matéria completa, acesse este link no site da Smartia

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN