Notícias | 28 de fevereiro de 2020 | Fonte: CQCS

Otimismo do mercado recuou em fevereiro

O mercado de seguros está menos otimista. É o que indica pesquisa realizada pela Fenacor, neste final de fevereiro, para calcular o ICSS, indicador mensal que mede o nível de confiança de corretores de seguros, seguradores e resseguradores.

De acordo com o levantamento, 50% dos resseguradores acreditam que não haverá evolução no faturamento do mercado neste semestre. Esse percentual chega a 31% entre os corretores de seguros entrevistados e a 35% entre os seguradores.Contudo, nenhum dos entrevistados teme queda do faturamento do setor nos próximos seis meses.No caso dos corretores, 69% projetam um faturamento “melhor” (63%) ou muito melhor (6%) no semestre.Já entre os seguradores, 61% acreditam em crescimento da receita de prêmios, mas nenhum aposta em um cenário “muito melhor”.

Quanto à rentabilidade do setor, 56% dos corretores, 43% dos seguradores e 67% dos resseguradores apostam na estabilidade. Entre os corretores, 38% estão otimistas quanto a um cenário “melhor” e 6% ainda acreditam que a rentabilidade será “muito melhor” nos próximos meses.Em relação ao desempenho da economia brasileira no semestre, 6% dos corretores apostam em um cenário “muito melhor”, 75% estimam um quadro “melhor” e 19% projetam uma estabilidade.

O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil.Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.

Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN