Notícias | 5 de dezembro de 2017 | Fonte: Exame

Os seguros de carro com o melhor custo-benefício

Levantamento da Proteste mostra os seguros com o melhor custo benefício para seis perfis de segurados e seis modelos de carros em cinco capitais

A associação de consumidores Proteste elegeu o seguro de carro da HDI como o que tem o melhor custo benefício entre os oferecidos por 12 seguradoras.

Apesar de ter obtido a melhor classificação no ranking geral, a proteção não foi a melhor para todos os perfis analisados. Além da HDI, as seguradoras Azul, Sompo, Bradesco Auto/RE, Grupo BB Mapfre e SulAmérica se destacaram no teste da associação.imagem-2016-04-27-1461778757182

O custo benefício é a relação entre o preço cobrado por cada seguro e a avaliação que a seguradora recebeu em uma pesquisa de satisfação com 1.570 associados da Proteste, feita entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017.

No questionário enviado aos participantes, foram avaliados critérios como o site das seguradoras, o serviço de call center, o contrato, a cobertura e a transparência, entre outros.

A Proteste considerou seis perfis de motoristas, seis modelos de veículos e realizou cotações em cinco capitais para chegar aos resultados, já que características como a idade do condutor, o fato de ser homem ou mulher, a marca, modelo e ano de fabricação do carro, além do endereço de residência do segurado, influenciam no preço da proteção.

Realizado em julho, o levantamento analisou 330 apólices. Os preços foram pesquisados em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As seguradoras participantes foram: HDI, Azul, Itaú, SulAmérica, Sompo, Allianz, Grupo BB Mapfre, Liberty Paulista, Porto Seguro, Tókio Marine, Zurich e Bradesco Auto/RE.

Os seguros pesquisados incluem as seguintes coberturas: a básica, que cobre prejuízos decorrentes de colisão, incêndio, roubo, furto e danos resultantes de alagamento; e as adicionais por responsabilidade civil facultativa, danos materiais, danos pessoais, acidentes pessoais de passageiros por morte, acidentes pessoais de passageiros por invalidez e assistência 24 horas.

Resultados

Ao pesquisar preços de seguros para o carro em diferentes empresas, o consumidor pode economizar até 4.518 reais por ano, mostra o levantamento da Proteste.

A economia pode ser obtida se um morador de São Paulo que tenha 58 anos e seja casado, tenha 22 anos de habilitação, use o carro diariamente e seja proprietário de um HB20 Comfort 1.0 Flex 2015 escolhesse o seguro da HDI, por 6.275 reais ao ano, em vez do oferecido pela Sompo, por 1.757 reais ao ano. Por isso, vale pesquisar os preços das apólices em diversas seguradoras antes de fazer a opção.

Para evitar dor de cabeça e frustração no momento de acionar o seguro, a dica é que o consumidor fique atento ao que o seguro não cobre. De acordo com a Proteste, todas as seguradoras foram mal avaliadas porque os seguros apresentaram uma lista extensa de coberturas que são excluídas da proteção. A Bradesco Auto/RE e a SulAmérica se saíram melhor neste quesito entre as 12 seguradoras. Mas, ainda assim, o conceito que receberam foi ruim, avalia a Proteste.

Outro problema relatado pela Proteste é com relação à franquia, taxa cobrada na ocorrência de sinistro. No levantamento, o valor cobrado pela franquia, em geral, foi alto, de mais de 1,500 reais.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN