Notícias | 14 de outubro de 2020 | Fonte: CQCS

Oportunidade: Procura por produto cresce após mudança de cenário econômico

As aberturas de capital (IPOs) e de ofertas subsequentes de ações neste segundo semestre têm acarretado demanda de alguns produtos e serviços, como é o caso do seguro de POSI, que, em inglês significa “public offering securities insurance” ou seguro para oferta pública mobiliária, em tradução livre. A informação foi dada pelo Valor Econômico em uma matéria publicada dia 07/10.

O produto protege ofertas públicas iniciais e subsequentes de ações contra perdas financeiras causadas por terceiros, por exemplo, devido a contestações judiciais de investidores relacionadas a falhas no prospecto da operação.

Ainda de acordo com o Valor, na Zurich houve aumento tanto de demanda, quanto no volume de prêmios, que dobrou em relação a 2018. A Swiss RE Corporates Solution também identificou  aumento de procura, mas sem números divulgados. 

Fernando Saccon, superintendente de linhas financeiras e seguro garantia da filial brasileira da suíça Zurich, informou ao site que a procura pela proteção em 2020 está acima do verificado no melhor período de IPOs nas últimas décadas, que foi em 2007, quando foram realizadas 64 ofertas de ações com captação de R$ 56 bilhões. “As vendas do produto superam bastante as de 2007, por conta do desenvolvimento do mercado e do maior conhecimento dos clientes [sobre os riscos].”

O superintende da seguradora ainda informou que o POSI ficou adormecido por conta da crise de 2008 e da recessão que houve entre 2015 e 1016, o crescimento da demanda ocorreu a partir de 2018. Ele ainda pontuou que, para os próximos anos, acredita na manutenção do potencial de crescimento para o POSI. “Diria que esse produto tem potencial de dobrar de tamanho em 2021 e continuar a crescer no mesmo ritmo após o ano que vem, tanto em número de contratações, como em geração de prêmios.”

Fernando explicou também que o POSI está estritamente relacionado a uma oferta de ações, que pode ser tanto IPO quanto subsequente e a apólice não é renovável e vale apenas para uma operação específica. Conforme o superintendente da seguradora suíça, a proteção dura de um a cinco anos após o IPO ou follow-on, dependendo do interesse do cliente.

O prazo de cobertura de até cinco anos tem como objetivo justamente cobrir eventos ocorridos após a abertura de capital ou oferta subsequente, mas ligados a uma contestação do prospecto. O seguro, porém, não cobre reclamações não relacionadas à oferta, como dívidas tributárias contra o administrador ou fraudes.

________________________________________________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no   Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN