Notícias | 15 de dezembro de 2021 | Fonte: CQCS | Sueli dos Santos

Open Insurance começa hoje e traz desafios ao setor de seguros

Nesta quarta, dia 15, começa a implementação do Open Insurance. A normatização está a cargo da Susep (Superintendência de Seguros Privados) e a revista Isto É traz uma reportagem dizendo que a premissa do sistema é ter um mercado mais integrado, competitivo e eficiente pelo uso de tecnologia e dados compartilhados que permitirá ao setor de seguros oferecer produtos customizados e assertivos aos clientes. 

Nuno Vieira, líder de Consultoria em Seguros da EY, lembra que o Brasil é o primeiro país no mundo a criar a regulação desse mercado. Ele lembra que a pesquisa “Consumidor de Seguros 2021”, divulgada recentemente pela EY, sinaliza que o consumidor já mostrou que quer uma variedade de produtos – e estes ofertados pelas seguradoras de forma mais digitais – e está disponível para compartilhar seus dados se tiver benefícios.

“As seguradoras terão muitos desafios. Precisam pensar em novos produtos e como estruturam ofertas que protejam o cliente como um todo. Oferecer seguro de vida separado não é suficiente, por exemplo. Precisa pensar como vão proteger a saúde desse cliente”, afirma Nuno Vieira.

Ele alerta ainda que as seguradoras precisam pensar em como acessar o  cliente de forma digital. “Não é só vender. Precisa se engajar com o cliente e prestar todo serviço de forma digital.”

Nuno Vieira destaca ainda que as seguradoras também precisam definir  como vão se estruturar do ponto de vista de Open Insurance para acessar novos clientes e proteger seus clientes do acesso de outras seguradoras.

Fases

A reportagem diz que a implementação do Open Insurance será realizada em fases. A primeira que começa hoje, dia 15, vai contemplar o compartilhamento de dados públicos das empresas referentes a produtos e canais de atendimento. 

Na segunda fase, prevista para começar em 1º de setembro de 2022, os clientes poderão compartilhar seus dados pessoais. Já a terceira fase, que prevê a execução de serviços por meio do ecossistema, terá início em 1º de dezembro de 2022.

O diretor da Susep Eduardo Fraga explica que devem ser oferecidas propostas customizadas de acordo com o perfil do consumidor, de forma ágil, no momento adequado e sob seu controle. “No momento de uma necessidade, na ocorrência de algum evento que o seguro se propõe a reparar, pode-se obter mais rapidez na resolução, inclusive com serviços que surpreendam positivamente o consumidor como, por exemplo, o pagamento de indenizações de forma mais ágil, até mesmo automática, diretamente em sua conta”, aponta Fraga.

As grandes empresas de seguros são obrigadas a participar e a abrir os dados que possuem, caso seu cliente autorize o compartilhamento de suas informações. As novas empresas do setor, como as insurtechs (empresas digitais de seguros), participam se quiserem. Mas uma vez dentro do Open Insurance, elas também terão de compartilhar os dados.

“O Open Insurance vai aumentar a concorrência. As maiores seguradoras têm mais a perder do que as menores ou insurtechs. O desafio para elas é como farão parcerias para se alinhar com outras seguradoras ou insurtechs, por exemplo. Se elas ficarem como estão, vão perder mercado”, explica Nuno.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN