OABPrev-RJ dá dicas para declarar Plano de Previdência Privada no Imposto de Renda

18/04/2019 / FONTE: OABPrev-RJ

download

OABPrev-RJ dá dicas para declarar Plano de Previdência Privada no Imposto de Renda

Com as incertezas em torno da Reforma da Previdência, parte dos contribuintes têm aderido a planos de previdência complementar, uma opção rentável de investimento para quem quer uma aposentadoria tranquila. O prazo para a entrega do IR 2019 termina em 30 de abril e ainda há dúvidas quanto à forma correta de prestar contas ao Leão.

“Primeiramente, é importante saber que, assim como a aposentadoria pública, quem tem previdência privada está sim obrigado a dar informações à Receita Federal. A regra vale tanto para quem possui investimentos quanto para os que fizeram regaste no ano passado. Há variantes a serem observadas, dependendo de cada caso, da escolha do plano e das especificidades referentes aos regimes adotados. Não é nada muito complexo, mas há detalhes a levar em conta para não cair na malha fina”, alerta Rui Calandrini Filho, diretor-presidente da OABPrev-RJ, previdência privada exclusiva pra advogados da OAB-RJ.

O Imposto de Renda incide em duas fases da Previdência. Durante a duração da contribuição, há uma dedução do IR a pagar. O valor pago de previdência pode reduzir a base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda tributável. Quando chega o momento de resgatar o total dos valores depositados, existe o pagamento de IR sobre o recebido.

Marco Aurélio Medeiros, advogado especialista em tributação e contabilidade, sócio da MSA Advogados, faz outro alerta: o tipo de regime de previdência influencia na declaração, o PGBL ou o VGBL. “No PGBL existe a dedução dos valores pagos a título de previdência (limitado a 12%). Porém, na hora de resgatar e receber os rendimentos, a totalidade do que é recebido se sujeita à tributação na tabela progressiva. No VGBL, quando se faz as contribuições, não há qualquer dedução do IR a pagar. No entanto, quando se resgatam os valores, paga-se IR somente sobre os juros que remuneraram o capital, e não sobre a parcela do principal. É o mais indicado para quem faz a declaração simplificada” diz o especialista.


Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags: ,

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: