Notícias | 24 de março de 2021 | Fonte: Exame

O que é seguro de vida individual

Veja quais se adequam melhor às suas necessidades e contrate seu seguro de vida individual (Pexels/Fotos Públicas)

Existem diversos seguros no mercado que podem ser feitos de forma coletiva, os quais acabam sendo mais em conta para quem participa do grupo que o contratou. 

Porém, que é seguro de vida individual? Apesar de ter o preço mais elevado, esse tipo de seguro possui vantagens que acabam fazendo valer a pena o investimento. Vamos explicar um pouco sobre o assunto neste artigo.  

Como funciona o Seguro de Vida Individual 

Essa modalidade é feita para garantir a saúde financeira do segurado e/ou de sua família em caso de algo acontecer, seja doença grave e incapacitante, seja um acidente ou mesmo a morte do titular. É muito indicado para quem deseja proteger seus dependentes e patrimônio frente a imprevistos e a contratação é feita apenas por uma pessoa, a qual arca com os custos referentes ao plano. Existe, porém, a possibilidade de uma empresa contratá-lo para beneficiar uma pessoa física, a fim de cobrir qualquer dano que essa possa sofrer. 

Os preços para o seguro de vida individual são baseados nas características do segurado, tais como: idade, profissão, sexo, condições de saúde – esta última se refere a doenças ou problemas pré-existentes, como, por exemplo, hipertensão, cardiopatias, diabetes ou lesões causadas por algum acidente ou enfermidade ocorrida antes da contratação. 

O que é preciso saber ao contratar essa modalidade de seguro 

Ao contratar, atente para os itens da proposta e veja alguns dados importantes, tais como: 

  • Os chamados “Riscos Excluídos”, pois, em determinadas situações aonde o sinistro ocorra em decorrência de problemas pré-existentes, a seguradora pode se omitir de pagar a indenização. 
  • A empresa, geralmente, fornece um formulário com pedidos de várias informações. Não omita nada, mas seja sincero em todas as respostas. Por vezes, omitir algo para baratear o plano pode causar dificuldades no futuro. 
  • Leia com atenção todas as cláusulas da apólice antes de assinar o contrato e, caso surja algumas dúvidas, não se constranja em perguntar. O corretor tem o dever de sanar todas e você o direito de entender completamente aquilo em que está investindo seu dinheiro. 

E não se esqueça de avisar seus familiares sobre a apólice e o local em que a guardou. Assim, eles podem acionar a seguradora de forma rápida e receber a indenização em um prazo também menor. 

Coberturas que um seguro de vida individual pode oferecer 

A principal é por morte natural ou acidental do segurado, mas é possível incluir itens como: 

  • Invalidez permanente total ou parcial; 
  • Assistência funeral, a qual pode ser individual ou familiar; 
  • Diárias de incapacidade temporária; 
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas; 
  • Antecipação do benefício em caso de doença grave; 
  • Entre outras.

Cada empresa possui um pacote de benefícios que podem ser inclusos na apólice. Então, veja quais se adequam melhor às suas necessidades e contrate seu seguro de vida individual. Você e sua família merecem essa tranquilidade. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN