Notícias | 6 de fevereiro de 2020 | Fonte: CQCS

O novo papel do Corretor de Seguros

Concept of insurance with hands over a house, a car and a family

Aconteceu nesta terça, dia 5, no auditório da Escola de Negócios e Seguros, em São Paulo, a palestra “O novo papel do corretor de seguros”. O evento lotou o auditório da instituição que também teve transmissão pelas redes sociais da ENS (Facebook e Instagram). 

A diretora de ensino técnico da instituição, Maria Helena Monteiro, fez a abertura e ressaltou a presença de muitos corretores já habilitados na plateia no primeiro evento de 2020 promovido pela ENS.

O professor Renato Gonçalves falou do papel do corretor de seguros e lembrou que o corretor de seguros é um empreendedor. “Aquela pessoa que assume riscos, por isso fazemos planos de negócios”, disse. 

Renato ainda alertou que o corretor deve analisar o mercado. “As pessoas olham as oportunidades e, junto com elas, as forças que temos, como relacionamento, conhecimento técnico”, disse, e lembrou que é preciso olhar também para as fraquezas. “Sempre temos algo a desenvolver. As ameaças como oportunidades são o que não podemos mudar. Podemos nos adaptar. É o cenário atual do mercado de seguros”.

Ao questionar como os participantes veem o atual cenário houve um coro uníssono “oportunidade!” . Ufa!”, disse o professor, “é assim que eu também vejo”, afirmou.

Gonçalves discorreu sobre trabalho do corretor que muitas vezes não é visto pelo cliente. “O esforço que fazemos para fechar um contrato de seguro é muito grande. E estamos em um esforço diário de atualização contínua, relacionamento com clientes e seguradoras”, ressaltou.

Ele destacou ainda a importância do corretor assumir o papel de consultor. “Ainda ouço muitos corretores pedindo ao cliente a oportunidade de fazer uma cotação”. 

Ao falar sobre a venda em canais digitais. Ele afirmou ter feito um estudo em que descobriu que apenas 2% dos clientes na Europa compram seguro on-line. “Cada vez mais o papel do corretor consultor tem sido importante”, comentou. 

O professor da ENS, Ildebrando Neves, fez uma análise rápida do cenário macroeconômico. Ele lembrou que em 2017, o desemprego de 14% e em 2019, 11%. “O cenário econômico vem em uma retomada. O empresário está otimista com o cenário. Além disso, a taxa selic vem caindo, em 2017, 13% e, hoje, 4,5%”. 

Ele alertou ainda que o corretor precisa estar atento e preparado para aproveitar as oportunidades.” É preciso estar preparado com conhecimento”, disse.

Giusepe Calabro, também professor da ENS, ressaltou a importância da formação do corretor. “Quando desenvolvemos um trabalho de montar uma carteira para o cliente é preciso conhecimento para se fazer um trabalho bem feito. Aqui na ENS ensinamos na prática como tratar o cliente”, disse. 

Encerrando as palestras, Andre Rezende falou sobre a presença digital do corretor de seguros. “Ao longo de três anos, fui a alguns eventos de insurtechs que pouco falam com e para o corretor. Isso me incomoda muito”, disse.

Rezende falou que é importante o corretor acompanhar as mudanças ou estará fora do mercado. Ele ressaltou ser preciso mudar o modelo mental. “Você tem vergonha de falar em público ou fazer um vídeo para as redes sociais sobre seu trabalho? É preciso mudar”, disse.

Encerrando o evento, o convidado especial, 

Marcos Abarca, primeiro secretário do Sincor-SP, falou sobre o papel da entidade e como ela ajuda o corretor de seguros. Ele destacou também sobre a intranquilidade atual vivida pelo mercado com a MP 905.

“As entidades nunca trabalharam tanto nos últimos meses para garantir direitos já conquistados. O sindicato existe há 85 anos. Tem gente trabalhando diuturnamente”.

Abarca falou sobre o papel do Ibracor e da ENS. “Minha formação é da ENS. É natural. Essas entidades acreditam na profissão. O corretor precisa de conhecimento e confiança”, disse.

 

 

___________________________________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

Um comentário

  1. Paulo Dias

    6 de fevereiro de 2020 às 13:07

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN