Notícias | 15 de dezembro de 2020 | Fonte: Revista Cobertura

O impulso da tecnologia para a criação de novos produtos

Business people browsing the web on a screen

“Esse ambiente regulatório tende a ser extremamente favorável para a criação e desenvolvimento de novos produtos e novos riscos”, afirmou Antonio Trindade

Por Karin Fuchs

A aceleração digital com a pandemia trouxe um novo cenário para o mercado de seguros. “Com a tecnologia, será possível para as seguradoras desenhar e distribuir muitos produtos para nichos de pessoas físicas e para grupo menores de consumidores, isso é o que esperamos do lado da FenSeg”, afirmou o presidente da entidade, Antonio Trindade.

Segundo ele, “a pandemia trouxe a digitalização para o nosso convívio diário, a indústria de seguros passou a utilizar de todas as ferramentas disponíveis para estar com os clientes e corretores, e para fazerem seus sistemas de atuação funcionarem. Eu enxergo daqui para frente que essas tecnologias estarão, por exemplo, em seguros intermitentes, que serão uma novidade, e que o seguro  viagem deve ganhar uma atração enorme por conta da pandemia”.

E como ponto a favor, a desregulamentação. “A Susep colocou no ar neste ano uma série de consultas públicas para desregulamentar seguros de danos e de grandes riscos, esse ambiente regulatório tende a ser extremamente favorável para a criação e desenvolvimento de novos produtos e novos riscos. É um movimento em direção aos mercados maduros”.

Na visão de Márcio Coriolano, presidente da CNseg, o sandbox e as regras de proporcionalidade vão abrir mais espaços que não existiam por força de produtos locais para populações determinadas. “Muito mais do que uma concorrência que abrirá entre as seguradoras existentes, é mais um reposição estratégica delas, e o surgimento de novas para as partes que não estavam sendo ocupadas. Eu acho que isso é bom para o mercado.

Presidente da FenaCap, Marcelo Farinha, também vê o cenário como positivo. “A transformação silenciosa já vinha acontecendo de um acesso cada vez maior às plataformas digitais e isso veio para ficar. A crise intensificou algo que já vinha acontecendo. Você tem o ambiente propício para novos produtos, mas também para novas formas de relacionamento com o cliente (distribuição). Acho que esse é o grande ganho, passar a integrar outros ecossistemas, e em como se vincula a outros ecossistemas para ofertar seus produtos”.

_____________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN