Notícias | 10 de junho de 2020 | Fonte: CQCS

Novo produto ganha destaque no mercado de seguros

Uma matéria do Valor Econômico publicada dia 07/06 informa que o mercado de seguros  verificou um grande crescimento na procura pela apólice de experimentação clínica. Esse fato se deu graças ao crescimento do número de testes feitos por laboratórios farmacêuticos, centros de pesquisa e hospitais em busca de medicamentos e vacinas para tratar a covid-19.

Esse seguro, que faz parte do ramo de responsabilidade civil, indeniza danos morais e materiais causados a terceiros em decorrência da participação em testes clínicos. Além disso, há cobertura para gastos relacionados à possível ação judicial que possa ser movida pelos clientes, como  como as custas dos advogados e perícias médicas.

A corretora Marsh Brasil atende 70% das maiores farmacêuticas globais e identificou que a demanda para seguros de testes clínicos cresceu cerca de quatro vezes, se comparado aos períodos anteriores, quando não havia o cenário de pandemia.

“Esses casos têm prioridade máxima e são tratados como emergência de saúde”, afirmou Daniela Serafim, diretora de gestão de risco, que está analisando dez pedidos pela apólice. “Entre chegar o pedido do cliente e emitir a proposta de seguro, temos levado apenas dois dias”, disse ao Valor.

O seguro é efetivamente contratado após a obtenção da autorização dos órgãos reguladores para a realização do teste clínico. A previsão é a de que ele apresente alta sinistralidade, uma vez que a maior parte das pesquisas está sendo feita em pacientes no estágio mais avançado da doença.

As coberturas das apólices podem chegar a R$ 5 milhões, mas podem chegar a valores superiores a esses. Já a taxa do seguro, isto é, aquilo que se cobra em prêmios, fica entre 2,5% e 5% do valor segurado, o que depende do tipo de teste que está sendo realizado, se haverá pagamento da franquia e quais coberturas o segurado deseja.

_________________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN