Notícias | 15 de janeiro de 2020 | Fonte: CQCS com informações do Valor Econômico

Novo plano de saúde deve chegar ao mercado

O jornal Valor Econômico traz reportagem dizendo que o fundador da Qualicorp, José Seripieri, volta ao mercado com um novo plano de saúde, o QSaúde. Segundo o jornal, o novo plano chega ao mercado em três meses, com foco em prevenção e meta de vender um plano de preço intermediário. A reportagem diz que há cinco meses quando deixou a Qualicorp , ele propôs à empresa a aquisição da operadora QSaúde pagando todo o montante já investido no negócio, o que deve girar entre R$ 70 milhões e R$ 80 milhões.

A QSaúde deve ser lançada no mercado daqui três meses, aproximadamente, e deve ser vendido a associações de classe e sindicatos (por adesão) e a pequenas e médias empresas. A Qualicorp terá preferência na comercialização deste produto.

A nova empresa foi criada em outubro de 2018, tem registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas não chegou a entrar em operação. A legislação não permite que administradoras de planos, como a Qualicorp, sejam donas de planos de saúde.

Para concretizar a transação foi necessário mudar o contrato de não- competição firmado entre Júnior e Qualicorp em agosto, quando ele vendeu metade de sua participação à Rede D’Or e deixou a presidência da Qualicorp.

Júnior não poderia ter qualquer negócio no setor de saúde até 2024. Agora foi aberta uma exceção para que ele possa atuar com operadas de plano de saúde.

A reportagem do jornal diz que a operadora foi oferecida para cerca de 20 concorrentes, mas não houve interessados. Isso teria sido feito para evitar ruídos com o mercado, como ocorreu em 2018. Por isso, a Qualicorp abriu um processo competitivo para vender a QSaúde após a oferta de Júnior.

Agora, o empresário começa a tocar um negócio que reúne duas das principais tendências no setor de saúde: o uso de dados e a prevenção.

A ideia de Júnior é oferecer um plano de saúde de preço intermediário, ou seja, que se posicione entre as operadoras verticalizadas (com redes próprias de hospitais) e as seguradoras que trabalham com uma rede de prestadores médicos.

A rede credenciada da QSaúde será aberta, mas com indicação dos melhores profissionais e prestadores de serviços para evitar exames e consultas desnecessários. O foco do negócio é a gestão da saúde do paciente – trabalho semelhante ao que faz a Prevent Sênior, operadora voltada à terceira idade que consegue controlar os custos fazendo acompanhamento sistemático da saúde dos seus usuários.

Segundo o BTG, a venda da QSaúde foi positiva para a Qualicorp. Esta poderá concentrar-se em atividades que trazem mais retorno como a gestão e venda de planos. Segundo o analista Samuel Alves, o QSaúde não gerou receita à Qualicorp até agora, mas tem um custo elevado, estimado em R$ 51 milhões até o momento. O QSaúde emprega cerca de 120 pessoas.

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