Notícias | 23 de outubro de 2019 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Novidade: seguradora volta a operar com produto 

A companhia decidiu retomar a operação com produto de grande oportunidade

A seguradora retomou o produto para usinas de geração de energia, apostando nas hidrelétricas, responsáveis por cerca de 60% da energia consumida no Brasil.  A Zurich no Brasil retomou a comercialização do seguro de Property para as usinas de geração de Energia Elétrica.
O seguro cobre danos materiais e/ou lucros cessantes, em casos de acidentes nas dependências de usinas de geração de energia elétrica em operação. O seguro é destinado a produtores independentes, concessionárias e usinas de propriedade estatal. Traz como principais coberturas: danos materiais, incêndio, queda de raio, explosão, danos elétricos, quebra de máquinas, queda de aeronaves, danos da natureza e lucros cessantes.

“O seguro garante, em caso de acidente com dano material súbito e imprevisto, o reparo ou reposição do bem sinistrado para que a usina volte a operar nas mesmas condições antes da ocorrência do sinistro. Em caso de cobertura de lucros cessantes, visa mitigar a perda de receita com a interrupção da produção de energia”, explica Fábio Tulmann, Head de Property e Energy da Zurich no Brasil.

A estratégia, de acordo com a política de Climate Change do Grupo Zurich, incentiva o desenvolvimento de energias renováveis e visa contribuir para a redução do uso de carvão mineral e, consequentemente, com as emissões de gases de efeito estufa no planeta. Essa política é aderente ao Acordo de Paris, de 2015.
Há também diversas coberturas adicionais que podem ser contratadas na apólice, de acordo com as particularidades de cada usina geradora de energia. O seguro pode ser estruturado na modalidade de Riscos Operacionais, com cobertura do tipo all risks, ou Riscos Nomeados.

Outro diferencial do seguro para usinas de geração de energia é contar com o suporte da Engenharia de Riscos durante a vigência do seguro. Após uma inspeção no local, os Engenheiros Especialistas em Power Gen elaboram um relatório de avaliação de riscos envolvendo Danos Materiais, Quebra de Máquinas e Lucros Cessantes.

A partir desse relatório, serão apontados os principais fatores de riscos que auxiliarão a direção da usina no gerenciamento dos principais riscos analisados. “Com base nisso, nossos engenheiros podem propor sugestões alinhadas a normas internacionais e melhores práticas industriais do setor de energia”, afirma o executivo.

De acordo com Fábio Tulmann, a Zurich retomou a comercialização do produto porque entende que a geração de energia elétrica tem um papel fundamental para suportar o crescimento populacional e o desenvolvimento de novas tecnologias. E o Brasil, com suas dimensões continentais, tem um potencial muito favorável para a produção de energias renováveis.

“Com o retorno da área de Energy no Brasil, a Zurich fortalece ainda outras linhas de negócio como a de Riscos de Engenharia (Construção) e Responsabilidade Civil, pois permite que um segurado mantenha o seguro desde a fase de construção até a operação da usina, evitando gaps de cobertura com a troca da seguradora”, completa o executivo.
___________________________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/
Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN