Novembro Azul: Porto Seguro Saúde destaca a importância do cuidado com a saúde masculina

18/11/2019 / FONTE: Porto Seguro

cobertura-plano-saude

No mês de conscientização sobre o câncer de próstata, companhia ressalta a importância da atenção com possíveis sinais da doença
O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização, cuidados e diagnóstico do câncer de próstata. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda maior responsável pela morte de homens no Brasil – atrás apenas do câncer de pele. Atento à importância do tema, o Porto Seguro Saúde adere ao Novembro Azul e ressalta a necessidade do cuidado e da atenção aos possíveis sinais da doença – um diagnóstico precoce da doença contribui para as chances de cura.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e que tem como função armazenar e secretar os fluidos que formam o sêmen. Assim como outros tipos de cânceres, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, o que reforça a necessidade de visitas regulares ao urologista.

“Infelizmente esse tema ainda é um tabu que precisa ser enfrentado. Aos poucos os homens precisam entender a importância de fazer os exames, como o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o de toque retal. O diagnóstico precoce é fundamental para o combate à doença”, afirma a Dra. Cecília Dias – CRM 59043, médica coordenadora da área de Liberação Prévia e Autorização do Porto Seguro Saúde.

Em um estágio mais avançado da doença, os sintomas são: dor ao urinar, dor óssea, vontade de urinar frequentemente e presença de sangue na urina ou no sêmen – sintomas também presentes em casos de hipertrofia benigna da próstata. Histórico familiar, consumo de alimentos com corantes e a obesidade são alguns dos fatores de risco da doença.

Em casos de aumento da glândula, comuns à medida que os homens envelhecem, uma biópsia identifica se a doença é benigna ou maligna. A indicação do melhor tratamento depende de vários aspectos, como o tipo e a velocidade de crescimento do tumor, o estado de saúde atual, o estágio da doença e a expectativa de vida.

Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: