Notícias | 26 de julho de 2018 | Fonte: Segs

Nova publicação da Swiss Re Corporate Solutions examina como as constelações de satélites impactam o risco espacial

• A publicação da Swiss Re Corporate Solutions se concentra em novas constelações de satélites e seu impacto no ambiente espacial cada vez mais dinâmico.
• A publicação examina o crescente número de objetos espaciais em órbita e seu profundo efeito no cenário de negócios
• Relatório foca em como a indústria de seguros responde a novos desafios de constelações em um órbita terrestre baixa.
Nos próximos dez anos, o números de satélites ativos em órbita deve se multiplicar. Novas constelações de satélites que fornecem serviços globais, como a observação da Terra, conectividade à Internet e serviços de comunicação por voz estão estimulando este desenvolvimento. As órbitas mais baixas, em particular, estão se tornando cada vez mais populosas e cheias de detritos, colocando as operações dos satélites em risco de colisão. Na realidade, os detritos orbitais compõem mais de 90% dos objetos rastreados orbitando a Terra hoje.
Com base na experiência das disciplinas técnicas, legais e de seguros, um novo estudo da Swiss Re Corporate Solutions aborda as implicações ocasionadas pelo risco de colisão em órbitas terrestres baixas (Low Earth Orbuts – LEO). Ele destaca os desafios legais, como a responsabilidade que pode ser atribuída em caso de colisão e examina como o setor de seguros está respondendo às necessidades de operações de satélite cada vez mais complexas. A população orbital catalogada cresceu 19% desde 2011, para cerca de 19.000 objetos, com os aumentos mais expressivos em relação a cargas úteis e detritos de fragmentação.
Jan Schmidt, Diretor da Área Espacial da Swiss Re Corporate Solutions, afirma: “Com cada vez mais constelações sendo implementadas no LEO, o setor de seguros está enfrentando novos desafios. Normalmente, as seguradoras fornecem produtos que asseguram à perda total ou grandes danos de satélites de comunicação de alto valor que se encontram na órbita geoestacionária. Hoje, estamos vendo uma demanda crescente por produtos que ofereçam proteção financeira semelhante, mas para constelações compostas por centenas ou milhares de satélites operando em LEO.”
O ambiente espacial está evoluindo em virtude dos rápidos avanços tecnológicos e nos desenvolvimento da capacidade de fabricação, muitos novos participantes do setor privado estão liderando operações espaciais no LEO. Segundo as Nações Unidas, o setor privado lidera 70% da atividade espacial. As constelações de satélites, especialmente em LEO, podem causar a maior interrupção do tráfego espacial e como o espaço é usado. As constelações – que possuem até centenas ou milhares de satélites trabalhando juntos – fornecem o chamado “Efeitos Global da Missão”. Ao contrário dos satélites únicos, as constelações visam oferecer uma cobertura espacial completa em toda Terra a uma taxa de revisitação alta.
Em uma constelação LEO, com múltiplos satélites orbitando a Terra várias vezes ao dia, o risco de colisão é um fato importante a ser considerado pelas seguradoras. Dada a elevada probabilidade de impacto de detritos em LEO, os segurados, especialmente nas regiões mais expostas a cerca de 800 km de altitude, devem considerar os danos causados aos seus satélites pelo impacto de detritos. O relatório compartilha informações valiosas sobre a atual ambigüidade na anomalia e na atribuição de falhas de satélites, a caracterização da população de detritos e a sua letalidade de impactos.
Até o momento, para evitar problemas de colisão, as seguradoras tem procurado conscientizar quanto a situação e desorbitar os satélites desativados para evitar risco para órbita geoestacionária (GEO) e LEO. No futuro, as possibilidades da colisão provavelmente se tornarão considerações primárias ao subscrever essa classe altamente especializada de negócios.
O relatório, uma continuação da sua primeira publicação sobre detritos espaciais de 2011, é co-autoria de especialistas na área: Philip Chrystal, Senior Claims Expert da Swiss Re Corporate Solutions; Dr. Darren McKnight, Diretor Técnico da Integrity Applications Incorporated nos EUA; e Pamela L. Meredith, presidente do Space Law Group, da Zuckert Scoutt & Rasenberger LLP, Washington, DC, EUA.
A Swiss Re Corporate Solutions atende a indústria espacial oferecendo proteção financeira contra uma ampla gama de riscos na área de cobertura de seguros para satélites em órbita, incluindo políticas plurianuais e programas de seguro sob medida. A empresa tem uma equipe espacial dedicada em Zurique, na Suíça. Para obter mais informações sobre a cobertura espaciais da Swiss Re Corporate Solutions, entre em contato com seu corretor ou visite o site Corporatesolutions.swissre.com.
Swiss Re Corporate Solutions
A Swiss Re Corporate Solutions fornece soluções de transferência de risco para corporações de grande e médio porte em todo o mundo. Seus produtos inovadores e altamente personalizados e coberturas de seguro padrão ajudam a tornar as empresas mais resilientes, enquanto o serviço de sinistros é líder do setor e oferece mais tranquilidade. A Swiss Re Corporate Solutions atende clientes de mais de 50 escritórios em todo o mundo e é respaldada pela solidez financeira do Swiss Re Group. Visite corporatesolutions.swissre.com ou siga-nos em linkedin.com/company/swiss-re-corporate-solutions e Twitter @SwissRe_CS.
Para acessar o estudo completo, em inglês, clique aqui

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN