Norma da Susep adia eventual punição a corretor que não seguir Resolução 382/20

01/07/2020 / FONTE: CQCS

unnamed

A Susep publicou na edição desta quarta-feira (1º de julho) do Diário Oficial da União a Carta Circular 01/20, informando ao mercado que, com base no art. 15 da Resolução 382/20 do CNSP, exercerá as atividades de supervisão de conduta relacionadas à referida norma apenas com caráter educativo e de orientação, sem caráter punitivo, até 31 de dezembro de 2020.

A carta, assinada pelo Diretor Técnico da autarquia, Rafael Pereira Scherre, oficializa, dessa forma, o que já havia sido anunciado na terça-feira (30) pela Susep, adiantando que não haveria punição imediata para o descumprimento dos dispositivos daquela resolução. “A suspensão dos efeitos punitivos da norma por seis meses deve ter um resultado positivo para o setor na medida em que permite que os corretores e as empresas possam adaptar seus procedimentos. Como a realidade de cada um durante a pandemia é muito particular, esta flexibilidade pode ser importante”, justificou a superintendente da Susep, Solange Vieira, em nota.

A Susep explicou ainda que a Resolução 382/20 foi proposta pela área técnica no início de 2019 com base em estudos “das melhores práticas internacionais de supervisão de conduta” e passou por consulta pública em agosto do ano passado.

O texto manifesta também que a Susep espera que a disponibilização das informações relacionadas à remuneração dos intermediários “ocorra por meio da proposta de seguro, documento que antecede a contratação e que estabelece, entre outros itens, o valor do prêmio comercial”.

____________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags: ,

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:

nenhum comentário

    augusto muriano

    Você precisa estar logado para ler o comentário.