Notícias | 4 de maio de 2018 | Fonte: CQCS | Ivan Netto

Nas Seguradoras, agenda de Inovação inclui olhar para Insurtechs


A transformação digital já chegou ao mercado segurador. O avanço das insurtechs e as novas tecnologias estão modernizando um dos setores mais tradicionais da economia brasileira. E, claro, as seguradoras estão atentas a esse processo.

Em reflexo dessa mudança o Bradesco inaugurou em fevereiro o InovaBra Habitat, espaço dedicado à geração de negócios em áreas como blockchain, big data e algoritmos, internet das coisas, inteligência artificial, open API e plataformas digitais. Para facilitar o desenvolvimento das atividades há uma sala para ideação, ambiente para criação de conteúdos, uma área de convivência com supermercado, farmácia, café premium e agência do Bradesco.

Gerenciado pela WeWork, o InovaBra Habitat tem 22 mil m² de área, distribuídos em 10 andares – além de um espaço para eventos no rooftop. Além dos representantes de startups e grandes empresas, o prédio conta com habitantes que representam universidades, investidores e os principais parceiros tecnológicos do Bradesco.

O diretor Geral da Bradesco Seguros, Marco Antonio Gonçalves, acredita que a inovação vai além de palavras como tecnologia e disrupção. “Eu costumo dizer que você inova inclusive em processos que você já tem”, pondera.

Atuam no espaço profissionais de aproximadamente 100 startups e também representantes de empresas como Oracle, IBM e Microsoft.

Já o diretor de Tecnologia e Estratégia de Relacionamento da SulAmérica, Cristiano Barbieri, acredita que essas mudanças já estão presentes no dia-dia: “Na SulAmérica, a inovação tecnológica está cada vez mais incorporada à estratégia de negócios. Ao longo dos últimos anos, a SulAmérica passou uma intensa transformação digital, que incluiu a modernização da operação como um todo e a estruturação de uma visão única do cliente ou corretor em qualquer canal de atendimento”, garante o executivo.

No ano passado, a SulAmérica criou serviços pioneiros no mercado, como reembolso digital para seguro saúde, case vencedor do Prêmio de Inovação em Seguros da CNseg em 2017. “A inovação na SulAmérica está centrada na melhoria da experiência dos clientes e corretores e demais stakeholders em todos os momentos de relacionamento com a seguradora e de utilização de nossos produtos e serviços”, ressalta o diretor, que lembra ainda que os aplicativos da companhia para smartphones já ultrapassam 1,5 milhão de downloads.

Segundo Barbieri, as insurtechs chegam ao mercado segurador em meio a um cenário de oportunidades. “Na era digital e do consumidor hiperconectado, as seguradoras tradicionais precisam aumentar a velocidade de inovação e, principalmente, evoluir na experiência do cliente. Estamos atentos às principais tendências de tecnologia e consumo para criar e capturar soluções inovadoras que ofereçam cada vez mais valor para nossos clientes”, afirma.

Um comentário

  1. Inspeções, Regulações e Auditorias.

    25 de maio de 2018 às 13:02

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN