Notícias | 22 de fevereiro de 2019 | Fonte: CQCS

Mulheres são maioria no mercado, menos entre corretores

 

As mulheres já são maioria entre os profissionais que trabalham no mercado de seguros. A afirmação foi feita pela advogada e consultora jurídica da CNseg, Gloria Faria, durante evento sobre o tema “Mundo Digital: novas tecnologias & carreira”, realizado pela Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS), realizado no Rio de Janeiro.

Citando estudos recentes, ela revelou que o avanço feminino acelerou nos últimos 20 anos e se consolidou nesta década. “A presença feminina no setor passou de 49% para 57% do total de profissionais da indústria de seguro entre 2000 e 2012. Atualmente já deve estar perto dos 60%”, observou Gloria Faria.

Contudo, nem tudo é motivo de comemoração. De acordo com a consultora jurídica da CNseg, a maior participação de mulheres no mercado de seguros ainda não atinge em sua plenitude o “topo da pirâmide” nas empresas do setor. “Houve avanço somente em poucas áreas, como a Jurídica e a de Recursos Humanos”, frisou.

Para Gloria Faria, as perspectivas, porém, são animadoras. Isso porque, na avaliação dele, estarão mais preparados para sobreviver as rápidas mudanças que atingem o mercado de trabalho os profissionais que atuam em atividades que dosam tecnologia e emoção. “Isso favorece as mulheres”.

CORRETORAS. Apesar do otimismo da consultora da CNseg, entre as corretoras de seguros, o cenário ainda não é favorável para profissionais do sexo feminino.

Isso porque, segundo o banco de dados da Fenacor, entre os 49.558 corretores de seguros pessoas físicas em plena atividade no mercado, apenas 32,2% são mulheres.

Foto: Exame

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN