Notícias | 29 de abril de 2022 | Fonte: Hora Campinas/Walmando Fernandes

Mulheres: cautela garante seguro auto mais barato – por Walmando Fernandes

A questão não é de gênero, mas sim de cultura e de cautela no ato de dirigir. O seguro auto para mulheres costuma ser até 30% mais barato. Isso está ligado a uma questão sociocultural, uma vez que os homens costumam ser mais competitivos e ousados ao volante, enquanto as mulheres são mais cautelosas. Afinal, não há estudo que aponte alguma diferença biológica que possa justificar o motivo das mulheres se envolverem menos em acidentes de trânsito.

As seguradoras oferecem e personalizam apólices para as mulheres baseadas em estatísticas que demonstram uma cautela maior ao conduzir veículos, se envolvendo menos em acidentes. Em 2020, segundo dados do Infosiga São Paulo, 7% de acidentes fatais registrados envolveram mulheres, contra 93% com homens ao volante.

De acordo com os números do Detran dos estados de São Paulo, Acre e do Distrito Federal, além do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mulheres são responsáveis por apenas 11% dos acidentes causados no trânsito.

Em relação às mortes, o percentual é de 27% entre mulheres, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, de acordo com os dados divulgados no relatório anual de 2019 da empresa administradora do DPVAT, somente 25% das indenizações pagas pelo Seguro DPVAT foram para mulheres.

A Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave), apontou que, em 2022, o valor médio de seguro automotivo anual no Brasil, para mulheres, é de R$ 1.923, e para os homens, R$ 2.520. A Fenabrave também registra que a apólice de todos os carros do Brasil é mais barata para as mulheres.

Por essas – entre outras razões – as mulheres pagam menos pela apólice.

O seguro auto voltado para a mulher deve oferecer coberturas com assistência 24 horas para situações emergenciais, como pneu furado, reboque, falta de gasolina. Alguns seguros oferecem descontos e benefícios diferenciados para o carro, a casa, o pet, a bicicleta e a família toda.

Independentemente do gênero, o importante é sempre ter cautela, respeitar as leis de trânsito e, principalmente, estar concentrado e atento ao trânsito porque são apenas alguns segundos de distração que podem valer uma vida.

Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN