Mudanças climáticas e agronegócio na ABGR

14/11/2019 / FONTE: CQCS

Post-3-VOCÊ-SABE-O-QUE-SÃO-AS-MUDANÇAS-CLIMÁTICAS

A mudança climática afeta o agronegócio? Esse foi o tema de um dos painéis da tarde no segundo dia do XIII Seminário da ABGR. Carlos Branco, da Cargil Agrícola, disse que não se sabe se a mudança climática de hoje é responsabilidade do ser humano. “É inegável que os seres humanos contribuem para essa mudança. O agro contribui, mas não é o responsável”, disse ele.

Ele afirmou que a agricultura é responsável por 24% da liberação dos gases do efeito estufa. “São 3 milhões de espécies (animais vegetais) convivendo. O homem é o único que tem capacidade de reverter isso”, pontuou.

Gabriel Lemos, head agro da Swiss Re Corporate Solutions, disse que o tema é polêmico. “Temos que trabalhar em cima de dados. O mundo está aquecendo e a temperatura está mudando. isso é fato”, disse.
Miguel Almeida, do IRB, destacou que o marco regulatório é favorável a expansão do seguro rural. “Os programas de subvenção do governo são muito importantes no mundo inteiro”.

Ele lembrou que, em 2018, a Susep colocou em discussão o seguro pecuário. “O mercado todo contribuiu e hoje, a Susep entende que o seguro pecuário considera os danos diretos e indiretos”, afirmou.
Já Paulo Vitor Rodrigues, da Lockton, discorreu sobre a evolução do produto e também do potencial do mercado de seguro rural. “12% da área cultivada de soja possui seguro agrícola. É muito pouco. Na Índia, depois do seguro auto, seguro agrícola é o mais comercializado”, di.

Segundo ele, o seguro agrícola está concentrado no financiamento agrícola onde o banco exige a contratação do seguro e a venda está condicionada. Rodrigues falou ainda que existe pouca customização do produto agrícola.  “Hoje a estrutura tradicional funciona com produtividade máxima (esperada)”, disse.
Para ele, com a queda da taxa Selic o crédito agrícola vem buscando novas fontes para obter financiamento.

Notícias relacionadas


1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: