Notícias | 7 de maio de 2019 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Modelo de negócio de advogado inspira Corretor que transformou sua atuação no mercado e garantiu um grande sucesso

Corretores de seguros foram o destaque em suas áreas de atuação e compartilharam suas experiências com os participantes do 1º CONGRECOR no último painel do evento, que foi mediado pelo presidente do Sincor-DF , João Pereira da Silva. Os convidados da mesa foram Duilly Cicarini, da Velo Seguros; Bóris Ber, da Asteca Seguros e vice-presidente do SINCOR-SP; e Rogério Araújo, da TGL Consultoria.

Boris Ber, diretor-presidente do Grupo Asteca Corretora de Seguro, fez um relato histórico do mercado de seguros e contou como surgiu sua empresa. “Há 33 anos, minha corretora era uma empresa comum, até que me deparei com um escritório de advocacia, que tinha um advogado principal mais os associados. Esse modelo me inspirou a fazer o mesmo no nosso setor”, contou.

O dirigente do Sincor-SP ressaltou que hoje as mudanças que o corretor enfrenta passam pela tecnologia. “Antes tínhamos tempo para pesquisar ou assimilar as mudanças, isso acabou. As tecnologias de hoje quando estão prontas já estão defasadas porque está chegando outra tecnologia melhor”, disse ele.

Boris Ber ressaltou ainda que a tecnologia talvez seja o tema mais discutido entre os corretores, “mas será que não estamos nos apavorando demais? Todo corretor investe em sistema de gestão ou multicálculo?”, questionou.  

Para ele, qualquer opção que for dada às corretoras passa pela tecnologia, mas não só. Ele lembrou a questão da sucessão na corretora (“se eu tenho um sucessor, o pensamento é um, se meu filho resolver ser médico,  é outro”).  Ele falou também da iniciativa das franquias que, muitas vezes, são criticadas. “ É uma união de ganha-ganha assim como os grupo de corretores”, considerou.

Sobre sua corretora, Boris contou que o Grupo Asteca conta com 32 corretores associados, a maioria em São Paulo, mas com associados em Israel, Estados Unidos e México. “Nosso sistema gerencial pode ser acessado em qualquer lugar do mundo e é um sucesso. É um sistema ganha-ganha”,  afirmou. Ele ainda convidou os corretores a questionar  suas corretoras. “Qual foi a última vez que buscamos conhecimento para nossa corretora? É preciso fazer uma autoanálise. Vou ser especializado? Monoproduto?”, questionou.

Outro participante foi Duilly Cicarini que passou mais de dez anos no mercado de telefonia celular e só então entrou no mercado de seguros. “Comecei generalista, vendendo de tudo um pouco, até que optei pelo contrário e me tornei exclusivamente especializado em seguro de bicicleta, a primeira neste modelo no País”, contou.  “O que ocorreu foi simples: vi que havia um espaço não preenchido, percebi que havia uma demanda reprimida e um mercado emergente. Além disso, compreendi a mudança de comportamento que está levando cada vez mais pessoas a investirem num estilo de vida saudável, e, especificamente, chegam a ter bicicletas de R$ 50 mil”, disse ele. 

Além do pioneirismo, a Velo sobressai-se também com a  venda online em todo o território nacional. “Atuamos basicamente por plataformas digitais, investindo na interatividade do nosso site e Instagram e no relacionamento com o cliente, principalmente por WhatsApp”, frisou o CEO.

Antes de ser diretor da TGL Consultoria, o mineiro Rogério Araújo foi office boy e agenciador de seguros. “Minha carreira como corretor de seguros começou em 1999, quando, para encontrar um nicho, passei a pesquisar mais sobre o perfil dos meus clientes. Entendi que não era o caso de encaixar uma carteira no que eu tinha para vender mas o inverso: o foco para o sucesso deve ser o cliente, a pessoa, e não o item segurado”, destacou.

A princípio, acrescentou ele, o trabalho da sua corretora tinha como principal leque servidores e empresários da área de saúde. “No contato direto com eles logo percebi, no entanto, que poderíamos oferecer a esta clientela orientações e gestão em contabilidade e tributação e foi aí que nasceu a TGL Consultoria. A partir daí expandimos nosso público-alvo trabalhando com previdência e saúde complementar”, destacou Rogério Araújo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN