Notícias | 13 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Mitsui Sumitomo aponta oportunidades para os Corretores durante pandemia

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou, quase que do dia pra noite, a realidade de seguradoras, corretores de seguros e segurados. Atenta ao novo cenário e sempre buscando alternativas para apoiar seus parceiros de negócios a Mitsui Sumitomo Seguros não ficou parada. A companhia desenvolveu diversas ações, implementou novos processos e já estuda a criação de novos produtos.

Em conversa ao CQCS o Vice-Presidente da seguradora, Hélio Kinoshita, revela as principais iniciativas da companhia tanto para o atual momento, quanto para o mundo pós Covid-19.

“Nós, da Mitsui Sumitomo Seguros, estamos ainda mais próximos e focados para entender as necessidades atuais dos nossos corretores e dos consumidores, neste momento tão sensível de saúde e da própria economia do nosso país. Desde meados de março, quando a pandemia já apontava, colocamos toda nossa equipe em home office, sem descuidar da qualidade em nosso atendimento para os corretores e segurados. Iniciamos o nosso processo de aprendizado no período de Quarentena, ouvindo nossos principais corretores e parceiros de negócios, envolvendo nosso time de forma ágil e inovadora, em um trabalho interno muito focado para atender às necessidades do mercado, com um time muito determinado, lançamos diferenciais no mercado voltados a retenção de negócios e flexibilização no recebimento das parcelas de Prêmios”, conta o executivo.

Segundo Kinoshita, a primeira demanda atendida foi flexibilizar pagamentos e evitar ao máximo o cancelamento de seguros por inadimplência. “Sabemos da instabilidade de empregos e não queremos deixar nossos segurados desprotegidos. Por isso, criamos campanhas onde os prazos de carências foram estendidos, sendo tratado caso a caso. Buscamos ainda mais manter nossas vendas, por isso foram criadas diversas campanhas com mais facilidade de pagamento, manutenção do preço do seguro, sem necessidade de vistoria ou inspeção nos casos de renovação. Tudo isso, pensado e criado junto ao corretor para mantermos nossos negócios, mesmo em uma crise”, afirma o Vice-Presidente da Mitsui, que ainda completa: “Daqui para frente estaremos mais fortalecidos com as demandas deste novo cenário mundial. Nada será como antes. O mercado exigirá que seja mantida esta flexibilidade, está agilidade e a maturidade de nos reinventar e aperfeiçoar processos e negócios constantemente”.

Executivo experiente, ele explica que a companhia vem se adaptando às necessidades do Corretor: “Estamos conectados, seja pelo WhatsApp, telefone, redes sociais, promovendo ‘Lives’ e treinamentos. Sentimos a demanda do cliente e estamos por perto, sempre, em contínuo aprendizado dia após outro”.

De acordo Hélio Kinoshita, o portal de atendimento ao segurado pela internet ficou mais orgânico e exigências antigas, como vistorias prévias presenciais, foram substituídas pelo on-line. Após algumas fotos, o processo de vistoria que antes demorava e exigia a presença do segurado, agora é feita digitalmente e em poucos minutos.

“Lançamos a funcionalidade chamada ‘Renova Fácil’, que se propõe a facilitar o processo de renovação para o corretor e dar ao segurado a manutenção do preço. Incluímos nova modalidade de cobrança, chamada 1+7 com carência, onde entre a 1ª e 2ª parcela o segurado pode ter até 90 dias para efetuar o pagamento, objetivando dar um fôlego financeiro a quem precisa de proteção. Nesta nova cultura digital, a relação de confiança é colocada em prática, seja com a ajuda de ferramentas on-line que torna os processos mais autônomos, como na parceria entre seguradora, corretora e cliente”, diz.

Mesmo com a crise, o Vice-Presidente da Mitsui Sumitomo Seguros revela que o faturamento acumulado até abril, incluindo os 45 dias de quarentena, registrou 44% de crescimento em relação ao mesmo período de 2019. “Apesar de ainda ser muito precipitado para prever as reais consequências do Covid-19 na economia e no nosso mercado de seguros, estamos otimistas que conseguiremos sair bem nos nossos negócios, uma vez que a Cia. se preparou bem em 2019 com importantes investimentos em Capital Humano, Processos e Inovação. Obviamente, não prevíamos uma pandemia, mas estamos conseguindo superá-la com muita habilidade e certamente sairemos ainda mais fortalecidos”, garante o executivo.

Para Kinoshita, os novos desafios são para todos: seguradoras, clientes e corretores, que já enfrentam o desafio da relação digital, da necessidade de uma comunicação mais presente e eficaz. “Tudo para diminuir as distâncias, aproximando do virtual e tendo um diálogo aberto para enxergar as oportunidades que surgem diariamente”, analisa, e complementa: “Quando escrita em Kanji (caracteres japoneses), a palavra ‘crise’ é composta por dois caracteres. Um representa perigo e o outro representa oportunidade. Vamos considerar essa situação de maneira positiva e considerar como podemos transformar esse momento de crise em oportunidades, para tornar nossos negócios ainda mais competitivos”.
Por fim, o executivo fala sobre o futuro e a expectativa de produtos voltados para o “novo normal”: “Necessidades de soluções de seguros para o novo normal será cada vez mais presente no Brasil. Isso também é uma oportunidade, pois já vivemos isso em outros países. No Japão, por exemplo, a cultura de seguros é muito mais forte e enraizada no cotidiano. Vai além de um seguro de automóvel ou de vida. Isso leva tempo mas já percebo aqui uma possibilidade de incrementarmos o mercado de seguros com produtos como o seguro de vida, seguro Cyber; seguro Residência com cobertura de atividade de Home Office, entre outros”.
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