Notícias | 6 de setembro de 2005 | Fonte: Revista Cobertura

Mercado se prepara para abertura do Resseguro

Discutir as oportunidades de novos negócios com a perspectiva da abertura do mercado de resseguros e a criação de um Centro Internacional de Resseguros no Rio de Janeiro. Esse é o objetivo do seminário que a Federação Nacional das Seguradoras – Fenaseg e a Bolsa de Valores do Estado do Rio de Janeiro vão realizar, no próximo dia 12 de setembro, no Centro de Convenções da Bolsa, na Praça XV, nº 20.

A idéia é transformar o evento em um grande fórum de debates em torno da abertura do resseguro, reunindo empresários, investidores, dirigentes de empresas de seguros, resseguros, prestadores de serviços e segurados. Para isso, o evento conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e também da Prefeitura do Rio, da Superintendência de Seguros Privados – Susep, do IRB Brasil Re, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro ? Firjan, e da Associação Comercial do Rio de Janeiro ? ACRJ.

Durante o Seminário, especialistas como José Américo Peón de Sá (representante do Conselho Consultivo da Fenaseg), Marcos de Barros Lisboa (presidente do IRB), João Marcelo dos Santos (diretor da Susep), James Sutherland e Yael Chen (ambos do Lloyd´s de Londres) provocarão os debates em torno do cenário atual do mercado de seguros e resseguros, as perspectivas com a abertura, a importância do marco regulatório no processo de abertura, e a criação de um Centro Internacional de Resseguro no Rio de Janeiro e a experiência internacional de Centros de Resseguro.

Crescimento sustentado ? Abrir as portas do resseguro (seguro do seguro) no País e instalar um Centro Internacional de Resseguro são antigas reivindicações do setor. O mercado entende que o fim do monopólio permitirá uma concorrência mais saudável, possibilitando às seguradoras aumentar a oferta de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, ampliar a base da população segurada, permitindo ao setor cumprir seu papel social.

Por outro lado, o incentivo à criação de um Centro Internacional de Resseguro visa atrair novos negócios para o Brasil, através de uma legislação tributária mais amena, com aplicação de incentivos fiscais. Tudo isso, certamente, terá reflexos diretos na economia, como aumento do emprego, da renda, dos investimentos, e da poupança interna, contribuindo para um crescimento sustentado do País.

Serviço
Data: 12 de setembro de 2005
Horário: de 9h às 12h30
Local: Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (Pça XV de Novembro, 20, Centro ? RJ)

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN