Notícias | 30 de janeiro de 2019 | Fonte: CQCS

Mercado mantém otimismo pelo 4º mês seguido

Corretores de seguros e seguradores continuam otimistas. É o que indica pesquisa realizada pela Fenacor visando a calcular o ICSS, indicador mensal que mede o nível de confiança do mercado. “No primeiro mês de 2019, pelo quarto mês seguido, o mercado brasileiro permaneceu otimista, já que todos os indicadores ficaram acima de 100 pontos”, afirma o consultor Francisco Galiza, responsável pela pesquisa.

O levantamento revelou que apenas 5% dos corretores de seguros que responderam à pesquisa temem uma queda do faturamento do setor nos próximos seis meses.

Mas, para 68% dos entrevistados haverá crescimento e outros 27% acreditam que o faturamento permanecerá, pelo menos, estável.

Já entre os seguradores, esses percentuais atingiram 59% e 41%, respectivamente.

Ainda entre os corretores, 40% acreditam que a rentabilidade do mercado vai se manter no mesmo patamar neste semestre e outros 60% apostam em crescimento.

Entre os seguradores entrevistados, 69% acreditam que a rentabilidade permanecerá estável e 28% apostam em um avanço nos próximos meses.

Quanto ao desempenho da economia brasileira, 10% dos corretores apostam em um cenário “muito melhor” no próximo semestre, enquanto 65% estimam um quadro “melhor” e 25% projetam uma estabilidade.

Quanto ao desempenho da economia brasileira, 18% dos corretores apostam em um cenário “muito melhor” no próximo semestre, enquanto 68% estimam um quadro “melhor” e 14% projetam uma estabilidade.

Entre os seguradores, esses percentuais somaram 7%, 79% e 14%.

O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil.

Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor.

Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN