Notícias | 3 de agosto de 2018 | Fonte: Revista Cobertura

Mercado de seguros vive primeira grande transformação em 600 anos

O modelo de fazer seguros, que vem sendo praticamente o mesmo há seis séculos, desde o período das grandes navegações, passa por um momento de transformação. A ideia foi defendida nesta quinta-feira (02/08) por Josep Celaya, diretor Global de Inovação do Grupo Mapfre, durante o CQCS Insurtech & Inovação.

Entre os vetores da transformação está a maturidade das tecnologias. Qualquer tecnologia passa pela etapa inicial de uma grande promessa, em que estima-se seu impacto, alcançando depois o patamar de mostrar do que realmente é capaz. “É muito importante entender em que momento do ciclo as tecnologias estão para saber como trabalhar com elas em nosso negócio. O Blockchain, por exemplo, está no início da bolha”, explicou Celaya.

A Mapfre acompanha o desenvolvimento do Blockchain por meio do projeto Blockchain Insurance Industry, que cria padrões de uso para compartilhamento de risco entre companhias seguradoras. O modelo ainda é exploratório, mas a Mapfre considera importante integrar este tipo de iniciativa, de acordo com o executivo.

Para Celaya, a transformação ocorre em três grandes níveis: digitalização de processos, que está em andamento; a evolução do modelo de negócios e as mudanças em nossa própria realidade. “Para enfrentar essa revolução será preciso visão estratégica e ferramentas de transformação”, alerta. Por visão estratégica leia-se uma espécie de bússola, que auxilia a entender para onde o mercado está indo, de modo que os esforços da empresa possam ser concentrados na direção correta.

As ferramentas, por sua vez, são modelos de inovação abertos e mudanças dentro das organizações. Grande parte da disrupção acontece no sistema empreendedor, nas insurtechs. “É fundamental estabelecer relações de cooperação com as startups, que vêm atuando de forma colaborativa com o setor: 99% delas querem vender algo para uma companhia tradicional”.

O executivo anunciou a abertura, em setembro, do espaço de cooperação da Mapfre em Madri, o insur_space. O objetivo é tanto ajudar startups a amadurecer seus produtos quanto aquelas mais maduras, que já oferecem produtos prontos para serem incorporados.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN