Notícias | 15 de julho de 2003 | Fonte: O Estado de S.Paulo

Mercado de picapes médias encolheu até 46%

Segmento está perdendo mercado para novos modelos com melhor aproveitamento do espaço
EDUARDO CERIONI
Fit, EcoSport, Meriva, XTerra e outros lançamentos acabaram provocando mudanças em mais segmentos do mercado do que muitos imaginavam ser possível, “balançando” até o de picapes médias.
Parece estranho um monovolume de reduzidas dimensões como o novo Honda mexer com uma S10 ou uma Ranger, mas essa constatação é feita dentro das próprias redes GM e Ford.
Essas duas marcas se viram obrigadas a reduzir os preços sugeridos de tabela das picapes mais caras, as turbodiesel, para tentar manter uma certa competitividade. O da S10 caiu quase 10% há algumas semanas, enquanto o valor de tabela da Ranger “encolheu” entre 4% e 8% no começo deste mês. E isso não colocou fim aos descontos nas lojas, que seguem generosos.
Outra rival, a Nissan Frontier, também tem descontos e acaba de ganhar uma série especial. Já a Toyota Hilux voltou a ter bônus de R$ 7 mil. Só a Mitsubishi L200 se mantém fiel à tabela. Mas, segundo revendedores, ela chega reestilizada em sua linha 2004, antes de dezembro.
“Os jovens, que até 2000 só tinham olhos para picapes, agora têm diversas opções de carros mais inteligentes no que se refere a aproveitamento do espaço, principalmente”, constata Marcos Möller, especialista na área automotiva da consultoria Roland Berger.
Möller lembra que o preço dos novos modelos é inferior aos das picapes e que, além disso, consomem menos combustível e têm seguro e manutenção mais baratos. “A tendência é de estabilização nos moldes atuais, graças aos pequenos comerciantes, que continuarão fiéis ao segmento”, prevê.
A queda na média de vendas do ano passado para este foi de 46,5% no caso da Ranger, 40% da Hilux e 37,3% da S10. O mercado como um todo se retraiu, mas o desempenho das três é muito pior que o geral. Em relação às outras, a L200 caiu “apenas” 6%, sendo que a Frontier evoluiu, mas por conta da nacionalização há um ano.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN