Um novo projeto para o segmento de Capitalização deverá incrementar o mercado. Segundo a presidente da Comissão de Capitalização da Fenaseg, Rita Batista, o segmento vive um momento de expectativa em relação a mudanças com a apresentação do projeto que trata das novas condições contratuais e com a aprovação da divisão dos títulos de capitalização em modalidades específicas. Ela explica que com o projeto, os títulos de capitalização deverão ser divididos em Clássico, com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada, voltado para a aquisição de bens; Popular, produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Empresarial, usado como incentivo à comercialização de bens e serviços. Aspectos como a segmentação dos títulos por modalidades e a apresentação de projeto referente às novas condições contratuais foram discutidos recentemente durante a 3ª Conseguro – Conferência Nacional das Empresas de Seguros, Resseguros, Previdência e Capitalização, realizada no início de novembro em São Paulo. “Foi uma excelente oportunidade para mostrar ao público essas iniciativas. Acima de tudo, os objetivos são tornar a linguagem dos contratos mais simples e sem termos técnicos, e facilitar o entendimento ao consumidor da proposta de cada título. Acreditamos que, após a implantação dessas mudanças, o segmento ganhará novo fôlego para ampliar ainda mais seu potencial de crescimento”, diz Neival Rodrigues Freitas, diretor de capitalização da Fenaseg. Em setembro de 2005, o segmento de capitalização registrou a marca de R$ 10,2 bilhões em reservas técnicas. Isso significou expansão de 13,7% superior ao mesmo período do ano passado. O faturamento mensal obtido pelo setor se manteve próximo da média dos recentes resultados alcançados, com R$ 592,5 milhões. Já o faturamento acumulado, até o 9º mês deste ano, totaliza R$ 5 bilhões, o que representa uma expansão de 4,2% sobre 2004. Para Rita Batista, a evolução do mercado está relacionada, principalmente, com o empenho das empresas que atuam no segmento em alinhar seu relacionamento com o público e com o lançamento de títulos de capitalização criativos e diferenciados. “Quanto mais atendermos as necessidades dos consumidores, maiores serão a identificação e a aceitação do produto. Além disso, a diversificação dos prêmios e dos valores a serem poupados contribuem para que os títulos estejam presentes em todas as classes sociais”, comenta. Atualmente, existem cerca de 480 milhões de títulos ativos.
Mercado de capitalização vive expectativa de mudanças
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