Notícias | 24 de novembro de 2005 | Fonte: Fenaseg

Mercado de capitalização vive expectativa de mudanças

Um novo projeto para o segmento de Capitalização deverá incrementar o mercado. Segundo a presidente da Comissão de Capitalização da Fenaseg, Rita Batista, o segmento vive um momento de expectativa em relação a mudanças com a apresentação do projeto que trata das novas condições contratuais e com a aprovação da divisão dos títulos de capitalização em modalidades específicas. Ela explica que com o projeto, os títulos de capitalização deverão ser divididos em Clássico, com retorno do valor pago ao final de um período, corrigido monetariamente; Compra Programada, voltado para a aquisição de bens; Popular, produto com foco no aspecto lúdico dos sorteios; e Empresarial, usado como incentivo à comercialização de bens e serviços. Aspectos como a segmentação dos títulos por modalidades e a apresentação de projeto referente às novas condições contratuais foram discutidos recentemente durante a 3ª Conseguro – Conferência Nacional das Empresas de Seguros, Resseguros, Previdência e Capitalização, realizada no início de novembro em São Paulo. “Foi uma excelente oportunidade para mostrar ao público essas iniciativas. Acima de tudo, os objetivos são tornar a linguagem dos contratos mais simples e sem termos técnicos, e facilitar o entendimento ao consumidor da proposta de cada título. Acreditamos que, após a implantação dessas mudanças, o segmento ganhará novo fôlego para ampliar ainda mais seu potencial de crescimento”, diz Neival Rodrigues Freitas, diretor de capitalização da Fenaseg. Em setembro de 2005, o segmento de capitalização registrou a marca de R$ 10,2 bilhões em reservas técnicas. Isso significou expansão de 13,7% superior ao mesmo período do ano passado. O faturamento mensal obtido pelo setor se manteve próximo da média dos recentes resultados alcançados, com R$ 592,5 milhões. Já o faturamento acumulado, até o 9º mês deste ano, totaliza R$ 5 bilhões, o que representa uma expansão de 4,2% sobre 2004. Para Rita Batista, a evolução do mercado está relacionada, principalmente, com o empenho das empresas que atuam no segmento em alinhar seu relacionamento com o público e com o lançamento de títulos de capitalização criativos e diferenciados. “Quanto mais atendermos as necessidades dos consumidores, maiores serão a identificação e a aceitação do produto. Além disso, a diversificação dos prêmios e dos valores a serem poupados contribuem para que os títulos estejam presentes em todas as classes sociais”, comenta. Atualmente, existem cerca de 480 milhões de títulos ativos.

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