Especialistas afirmam que o mercado brasileiro será “invadido”, em pouco tempo, pelos seguros de vida com tarifa preferencial, pela qual o preço da cobertura varia de acordo com o perfil do segurado e o histórico de sua família, do ponto de vista médico. Segundo o consultor da Transamérica Re, Phil D’Achille, o corretor de seguros deve se preparar desde já para explorar esse nicho: “depois de mais de 40 anos de experiência em venda de seguros, posso garantir que a venda dos produtos de seguro de vida de Risco Preferencial aumentará as vendas e os rendimentos dos corretores”, afirma o consultor.
Ele acrescenta que a tarifa preferencial não significa o mesmo seguro para menos prêmio, mas, sim, mais seguro para o mesmo prêmio: “há uma exceção positiva. O corretor deve usar o prêmio preferencial sem aumentar a cobertura, se estiver em uma situação de concorrência. Neste caso, a sua tarifa preferencial será melhor que a dos concorrentes”, explica.
Phil D’Achille diz ainda que esse tipo de produto faz sucesso no exterior e que várias seguradoras brasileiras estão prontas para seguir esse modelo no mercado interno: “o processo de vendas é praticamente o mesmo do utilizado no caso dos produtos tradicionais. A única diferença é o acréscimo da Subscrição de Campo e dos Exames Médicos. Os Produtos Preferenciais resultarão em mais vendas e permitirão que os corretores brasileiros estejam melhor preparados para a concorrência”, assinala o consultor.