Notícias | 14 de outubro de 2019 | Fonte: HDI Seguros

Matemáticos ou sociólogos? Conheça o trabalho da HDI Seguros na definição dos riscos que embasam os seguros da companhia

29/05/18 – HDI – Fabio Leme

Time formado por 35 profissionais chega a construir bilhões de cenários para definir pilares de risco que estruturam as proteções oferecidas

 São Paulo, 14 de outubro de 2019 – Risco é a probabilidade de prejuízo ou de insucesso em determinado empreendimento, projeto ou coisa, em razão de acontecimento incerto, que independe da vontade dos envolvidos, segundo definição do dicionário Michaelis. No âmbito de uma seguradora, significa incidente que acarreta indenização, de acordo com a mesma fonte. Apesar dessa precisão descritiva, o que sempre deixa dúvidas nas pessoas é quando algo é considerado um risco potencial a um patrimônio e por que ele deve ser protegido proativamente.

O Vice-Presidente Técnico da HDI Seguros, Fábio Leme, profissional com mais de 25 anos de experiência em consultoria, bancos e seguradoras e especialista em identificação do que pode ser considerado risco para o desenho de um produto, explica que o trabalho envolve muita pesquisa e exige olhar atento. “O básico é estudar muito o cenário em que está inserido o bem a ser segurado: o contexto social e econômico que vivemos, o comportamento de potenciais causadores de danos, sejam eles humanos ou a própria natureza, e até variações nas características do bem em si”, detalha Leme.

Ele é responsável por uma equipe de mais de 500 pessoas na seguradora, que é a 6ª maior no segmento residencial e 5ª maior no automotivo do mercado brasileiro, com uma carteira de 2,5 milhões de segurados. São bilhões de cenários avaliados, para a definição dos riscos que precificam os seguros, vindos de fontes de informação tão diversas quanto riscos de crédito e geolocalização. “Costumamos brincar que somos um misto de sociólogos com psicólogos, com um pé na astrologia e outro na matemática. A necessidade de acompanhar de perto tudo o que pode impactar a conjuntura nos faz ter uma atuação multidisciplinar”, diz Fábio Leme.

A despeito de todo esse perfil de ciência humana – que de fato corresponde à realidade – um fator decisivo é absolutamente exato: as informações apuradas pelo time transformam-se em fórmulas matemáticas que medem o potencial aproximado de aquele risco afetar o bem. “A estatística é a alma da definição de risco. Utilizamos os mais avançados modelos matemáticos em nossas análises e no nosso time de Analytics composto por profissionais com formação em ciências exatas, especialmente matemática, estatística, atuária e engenharia”, revela o executivo, que pertence a este grupo também, já que é formado em Estatística.

Entre os tópicos avaliados pela equipe da HDI, destacam-se cenários ambientais, como desastres naturais e região de circulação, e socioeconômicos, como grau de desemprego e endividamento da população, que compõem a definição do risco. A HDI Seguros tem listadas cerca de 200 informações de riscos, que embasam a estruturação das coberturas dos seguros oferecidos pela companhia.

Sobre a HDI Seguros

A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,2 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados nos ramos de automóveis e residências, principalmente, o que a torna a 5ª maior seguradora Auto e 6ª maior em residência, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2018, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 49 filiais, 18 escritórios e 46 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN