Notícias | 10 de agosto de 2020 | Fonte: Diogo Moraes

Marcos Piangers e Chico Bosco conversam sobre o “novo” pai nos tempos atuais em live especial da Icatu Seguros

Encontro virtual, em homenagem ao Dia dos Pais, contou com a participação do público

Como forma de homenagear os pais e debater os desafios que eles têm vivenciado com a pandemia, a Icatu Seguros promoveu uma live especial e inspiradora com a participação dos influenciadores e jornalistas Marcos Piangers e Chico Bosco. Intitulada “O novo pai” e com tradução em LIBRAS, o encontro virtual trouxe ao público questões que se tornaram comuns nos tempos atuais com a pandemia, como a conciliação da pressão do trabalho em casa com a presença e o controle da ansiedade dos filhos que tiveram a rotina alterada e estão sem poder ir à escola e rever os amigos. Os convidados também contaram suas experiências na paternidade, desde o primeiro momento da descoberta de que teriam filhos até a preocupação com o planejamento financeiro da família. Para proporcionar maior interação e participação da audiência, o público pôde enviar perguntas e reagir ao vivo aos comentários e reflexões da dupla.

Na abertura, Chico Bosco levantou o questionamento do que é ser pai hoje em dia. “Hoje, o pai é mais presente e valoriza dedicar mais tempo aos filhos e à família sem deixar de lado o comprometimento com o trabalho. O novo pai tenta equilibrar essas obrigações. Já antigamente, o papel do pai era assegurado pela responsabilidade do gênero masculino de ser apenas um provedor dos bens materiais, enquanto o amor e a responsabilidade com os filhos cabiam à mãe”, explicou Bosco.

A mudança da sociedade global, ocorrida na década de 60, mudou esse cenário quando houve uma revolução comportamental em que o feminismo se destacou acarretando no empoderamento feminino. “As mulheres tiveram protagonismo e crescimento no mercado de trabalho e com menos tempo dedicado à casa e até mesmo aos filhos. Por outro lado, passaram a ser também provedoras financeiras da família. Essa mudança provocou um novo conceito de família, incluindo a concepção do real sentido da paternidade. Com o tempo, o conservadorismo foi saindo de cena dando espaço para o surgimento da família moderna, dos tempos atuais, em que os pais também participam da criação dos filhos, o amor e o carinho passam a ser expressados. Assim como se deu a desconstrução dos gêneros e das obrigações de um homem e de uma mulher dentro de casa”, ponderou Bosco.

O debate estimulou a participação do público. Uma das perguntas questionava se há um meio termo entre a permissividade e o autoritarismo na educação dos filhos, sobretudo nesse período de quarentena em que a família está muito mais tempo junta e, às vezes, os pais ficam mais impacientes. Marcos Piangers explicou que sim:

“É necessário haver esse meio termo porque a imposição do autoritarismo na educação torna a criança muito insegura e sem saber se ela está acertando ou não, já que tem um pai que sempre manda e não dá liberdade aos filhos. Por outro lado, a permissividade transforma a criança em um ser humano que não respeita o todo nem mesmo leis e regras da sociedade, uma vez que dentro de casa ela sempre pôde fazer tudo. Ela foi criada assim e levará esse comportamento por toda a vida”.

A importância com o futuro dos filhos, a maior preocupação financeira e a relevância de se conectar com o que realmente importa em nossas vidas, como a família, que se firmaram com a pandemia, também foram levantadas. Bosco e Piangers reforçaram a importância de viver com simplicidade para ter uma vida boa e longa. “Trabalhar é importante e necessário, mas, nos tempos atuais, o cansaço dos pais está redobrado devido ao trabalho em casa estar sendo conciliado com a educação dos filhos e as tarefas domésticas. Tudo ao mesmo tempo. Mas é importante haver equilíbrio e investir seu tempo na conexão com os filhos de forma leve e produtiva”, diz Bosco.

O influenciador Piangers trouxe ao debate também o que realmente importa na vida para que o aspecto financeiro não seja o fator dominante e motivo de distanciamento familiar por falta de tempo presencial, bem como o que deve ser levado em consideração mais adiante, com o passar dos anos: “Devemos ter essa reflexão em mente para que, de fato, vivamos com tranquilidade até o fim da vida. É preciso ter preocupação com o futuro não apenas na ótica financeira, mas na relação familiar e de trabalho. Para que se, em determinado momento, você achar, por exemplo, que não está mais satisfeito com o seu chefe ou trabalho ter a coragem de sair dali por não acreditar mais nos valores daquele ambiente porque poupou, construiu e tem uma segurança econômica que te proporciona isso”.

Na live, Piangers reforçou que atenção também é um ato de amor, por isso, com o fim da pandemia, não vê vantagem na retomada de certas normalidades por parte dos pais a fim de prover um alto padrão de vida e oferecer o melhor aos filhos como deixá-los 12 horas em uma creche e trabalhar mais de 15 horas por dia:  “A conexão com a criança é fundamental. A presença é o melhor presente que um pai pode oferecer ao seu filho. Economistas e grandes empresários do século passado vislumbravam três horas de trabalho por dia para que pudesse haver uma boa qualidade de vida e mais tempo dedicado à família, aos filhos”.

Como estratégia para construir uma relação mais firme e próxima com seus filhos, os influenciadores destacaram a realização de atividades presenciais com eles que estimulem interesse e até mesmo o afastamento de equipamentos eletrônicos como smartphones, games e computadores. “O esporte e brincadeiras diversas, além de serem saudáveis, gera diversão, gasto de energia, maior aproximação e vínculo afetivo entre pai e filho”, conta Piangers.

live está disponível no canal do Youtube da seguradora.

Perfil Marcos Piangers

300 mil livros vendidos no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Mais de 5 milhões de fãs nas mídias sociais.

Meio bilhão de views nos seus vídeos.

Presença constante nos palcos do TEDx, a maior conferência de ideias do mundo.

Perfil Chico Bosco

Francisco Bosco é ensaísta, doutor em teoria da literatura pela UFRJ, autor dos livros “A vítima tem sempre razão?”, “Orfeu de bicicleta: um pai no século XXI”, “Alta ajuda”, “E livre seja este infortúnio”, “Banalogias”, entre outros. Atualmente, apresenta o programa Papo de segunda, no GNT.

 Sobre a Icatu Seguros:

 Especialista em proteção e planejamento financeiro, a Icatu Seguros oferece soluções marcadas pela inovação e com foco na melhor experiência aos corretores associados, parceiros comerciais e seus mais de 6,5 milhões de clientes. Maior seguradora entre as independentes, considerando o consolidado das suas linhas de negócio como Vida, Previdência e Capitalização, a companhia também atua com Gestão de Recursos e Fundos de Pensão, administrando ativos e recursos de terceiros que ultrapassam R$ 50 bilhões.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN