Notícias | 27 de março de 2020 | Fonte: CQCS

Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros, compartilha dicas importantes para os Corretores de Seguros

Marcelo Blay, sócio-fundador e CEO na Minuto Seguros participou da live com Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS, na página do CQCS no Instagram. Diariamente, Doria tem promovido lives no Facebook e no Instagram para saber como os corretores estão enfrentando a pandemia e também sobre as oportunidades de crescimento em meio a crise.

Blay destacou que assim como todos está atento às dificuldades e “aprendendo com o home office”. Ao responder sobre uma dica para sobreviver ao atual momento, ele não teve dúvidas: “lavar as mãos, parar de beijar e ficar em casa”, brincou.

Em relação aos negócios, o executivo foi taxativo: “é preciso se prevenir”. Ele diz que tem lido muito, conversado com investidores e o que mais tem ouvido é a importância de preservar o caixa da empresa. “É preciso desenhar cenários para antecipar o que pode acontecer para deixar as coisas pensadas e não tomar atitudes no desespero”, aconselhou.

Nesse sentido, Blay ressaltou que esse é o momento de ligar a função sobrevivência. “Um momento fantástico para analisar despesas, custos. No geral protelamos isso. Agora é hora de olhar o que precisamos deixar de fazer”, disse.

Ele lembrou também que é preciso ser humilde e aceitar as benesses que o governo der e na operação do negócio, os corretores precisam ter foco. “Uma das palavras mais importantes da minha carreira é essa: foco. A gente se distrai demais com whatsap, e-mail. Há facilidade de distração na hora em que mais precisamos de foco”.

Blay lembrou que o seguro foi considerado atividade essencial pelo governo e, dessa forma, as companhias poderiam estar operando. “O bom senso manda não operarmos, mas isso mostra a importância do papel dos corretores”, ressaltou.

Ele ainda contou a história de um corretor especializado em seguro de vida e que acabou fazendo uma live com os clientes porque havia uma preocupação entre eles sobre a cobertura do seguro de vida para pandemias. “O corretor reuniu os clientes na live, esclareceu e tranquilizou os clientes”, pontuou.

Sobre o andamento do mercado na atual conjuntura, ele disse que muitos corretores estão conseguindo fazer renovações nesse momento. Marcelo Blay disse que está conseguindo manter a taxa de renovação na Minuto Seguros. Ele destacou que as seguradoras estão alongando os prazos de pagamento e isso é uma grande ajuda para o corretor.

No acompanhamento que ele faz sobre buscas na internet, ele compartilhou com os participantes da live na página do CQCS no Instagram que a busca pelas palavras seguro de auto caiu 32% em uma semana, seguro saúde caiu 21%; residência, 37% e moto, 23%.

Blay lembrou que diversos setores produtivos terão problemas nos próximos meses e a transparência e a comunicação clara serão fundamentais. Ele revelou que um amigo advogado disse  que a questão de pagamento a fornecedores e revisão de contratos devem ser bem sinceras e claras porque se a justiça for acionada o que será levado em conta é o princípio da boa fé. “O que é muito interessante, pois é o princípio da nossa indústria”.

Quase no fim da live, Blay lembrou que muitos negócios vão cortar custos, enxugar para preservar caixa. Ele disse ter recebido uma dica importante dos sócios estrangeiros que o aconselharam a ter cuidado para não destruir a infraestrutura e não prejudicar a retomada.

“O que temos de preservar? O sistema, a marca e preservar os talentos. É tentar não demitir pessoas. É difícil, quanto mais tempo essa situação vai durar? Não vai dar para preservar todo mundo, infelizmente”, disse.

Nesse sentido, Blay lembrou que a indústria de seguros é uma grande empregadora. “São 400 mil pessoas empregadas. O governo poderia dar alguma coisa para preservar esses empregos”, disse. O executivo lembrou que os gastos em corretagem são gente, impostos e tecnologia. “O governo poderia dar uma mão não? Não é privilégio. Todo mundo é importante, mas dá para unir esforços, é uma categoria tão grande e importante”, sentenciou.

Ele reforçou ainda que a importância do seguro está aparecendo no meio da atual conjuntura. “O seguro de vida, o lucro cessante, o seguro saúde….”, relatou. E finalizou sua participação na live do Instagram do CQCS afirmando: “Vamos torcer pelo melhor, vamos rezar pelo melhor, mas estejamos preparados para o pior”.

_____________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN