Notícias | 9 de fevereiro de 2021 | Fonte: ANS

Maratona de inovação no setor público com apoio da ANS reuniu 1,3 mil pessoas

O Laboratório de Inovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – Inova ANS participou, entre os dias 29 e 31 de janeiro, do iLabthon, evento virtual realizado pela rede Conexão Inovação Pública RJ. A maratona de imersão, nos moldes de um hackathon, teve como objetivo estimular a cultura inovadora, os processos de governança e a criação de laboratórios e unidades de inovação no âmbito do setor público.  

A ANS apoiou o evento e participou na mentoria das equipes, ajudando no desenvolvimento dos projetos – entre eles o do Laboratório de Inovação do Inmetro. Participaram do iLabthon 1,3 mil pessoas, divididas em 259 equipes de 22 estados brasileiros e quatro países.  

Os projetos passaram por duas etapas de avaliação pela comissão julgadora, composta por especialistas em inovação no país, sendo avaliados em cinco dimensões: estratégia, serviços, estrutura, aprendizagem e comunicação.  

O vencedor da maratona foi a equipe NauLab, do Laboratório de Inovação da Prefeitura de Blumenau (SC), que terá como objetivo testar novas abordagens na solução de problemas complexos que se apresentam no dia a dia da gestão pública municipal. A ideia é criar protótipos que possam ser aplicados em pequena escala e que, depois de avaliados os resultados, possam ser replicados em outras unidades da rede pública.  

Em segundo lugar ficou o LabNit, vinculado à Escola de Governo e Gestão de Niterói (RJ), com um modelo de governança descentralizada em núcleos de inovação nas áreas da saúde, educação, mobilidade, urbanismo e fazenda. Os núcleos formam uma rede composta por representantes das secretarias que terão o objetivo de desenvolver trilhas de aprendizagem para servidores, melhoria de políticas públicas e premiações para iniciativas inovadoras e redesenho de serviços.  

Na terceira colocação ficou o LabTech, o Laboratório de Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do RS, com foco em estimular a cultura de inovação em TIC no Governo do Rio Grande do Sul e o uso de dados e tecnologias emergentes, visando tornar processos simples e ágeis e aprimorar os serviços prestados ao cidadão.  

Todas as equipes receberam um certificado de participação. As três primeiras colocadas receberam, além de certificado especial, prêmios como cursos, livros e oficinas de inovação. A partir dos aprendizados do iLabthon, será realizado outro evento inédito para a promoção de uma regulação inovadora, do qual o Laboratório de Inovação da ANS – Inova ANS participará como um dos organizadores.  

O Conexão Inovação Pública RJ é uma rede criada em 2019 pelo Inova ANS, pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC com o objetivo de fomentar a inovação no setor público.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN