Notícias | 8 de março de 2019 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

MAPFRE vê virada operacional iniciar neste ano

Dados do site Valor Econômico informam que o Brasil é o segundo maior mercado do mundo para companhia espanhola Mapfre. O país alcançou uma receita em prêmios de R$ 17 bilhões, ou seja, € 3,972 bilhões em 2018. O lucro líquido da companhia no último ano atingiu R$ 234, o que representa € 54 milhões.

Para a companhia, a terceira região mais importante é a América do Norte, que abrange EUA e Porto Rico. O local gerou um total de € 2425 bilhões em prêmios ganhos, uma queda de 4%.

O Valor ainda informa que, para a filial brasileira, 2018 foi um ano de ajustes. O volume dos prêmios emitidos subiu 3,7% em reais, mas, em função da desvalorização da moeda brasileira, houve uma queda de 12,6% em euros, em comparação a 2017. Por outro lado, o lucro líquido caiu ainda mais, 49% em reais e 57% na divisa europeia.

De acordo com Antonio Huertas, CEO global e presidente do conselho da Mapfre, o desempenho da subsidiária foi afetado, além da deterioração do câmbio, pela crise econômica, pelo reposicionamento que a companhia fez ao longo do ano passado, com uma renegociação da parceria estratégica com o Banco do Brasil, e diante da queda da taxa Selic, para 6,5% ao ano.

O Valor também informa que a virada operacional a fim de alcançar retorno financeiro deve começar a acontecer a partir deste ano, quando a Mapfre passa a modificar sua estrutura. “Havia duas realidades distintas até o acordo: antes era uma mescla com o BB nas duas companhias da nossa parceria e agora elas se separaram. Hoje temos uma empresa independente que permite à Mapfre ter controle dos nossos canais” de affinity (corretoras e canais digitais), informou.

O CEO da Mapfre ainda pontua que “nossa estratégia é consolidar essa separação e, neste momento, abrir processos de automatização e melhora da eficiência para impulsionar os canais de distribuição e a experiência dos clientes”. Huertas projeta a virada para um prazo de cerca de dois anos. “Em 2020, os nossos resultados no Brasil vão melhorar significativamente.”

Além disso, de acordo com o Valor, a Mapfre quer trazer para o Brasil, nos próximos anos, a plataforma digital de medicina Savia, descrita pela companhia como um “Spotfy da saúde”. O serviço oferece a possibilidade de o usuário agendar consultas e exames para mais de 40 especialidades diferentes. A plataforma está disponível para Android e iPhone, é integrada aos assistentes digitais Alexa, da Amazon, e Home, do Google e foi lançada há duas semanas na Espanha.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN