Notícias | 20 de novembro de 2003 | Fonte: Gazeta Mercantil

Mapfre investe na prevenção de acidentes

Essa história poderia ser a sua. Com essa frase e um cartaz – mostrando um bebê que, quando criança, brinca com amigos e chega ao fim da adolescência numa cadeira de roda, vítima de acidente de trânsito ocorrido após uma “balada” -, vários profissionais iniciarão um diálogo com os jovens nos principais bares de São Paulo neste final de semana. Trata-se do projeto “Semana de Segurança Viária”, desenvolvido pelo Instituto Mapfre, ligado ao maior grupo segurador da Espanha, que teve início ontem e termina no dia 22.
O objetivo é reduzir o número de acidentes, conscientizando motoristas de que bebida e direção segura não combinam. Serão investidos mais de US$ 4 milhões na Espanha e R$ 1 milhão no Brasil em projetos semelhantes a esse. Segundo dados da Mapfre, cerca de 95% dos acidentes são causados por falha humana e o restante por falha mecânica ou vias defeituosas. Só no Brasil, há mais de 20 mil mortes por ano e 400 mil feridos. Ou seja: a cada 25 minutos, a uma vítima fatal.
O projeto conta com o apoio da Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, autoridades do trânsito. “Só com o apoio de toda a sociedade conseguiremos amenizar o sofrimento social causado com tantos acidentes”, disse Wilson Levorato, presidente do grupo Mapfre Vera Cruz Seguros. As ações serão realizadas em pontos de grande concentração de veículos da capital paulista. À tarde, haverá distribuição de folhetos e exibição de faixas em alguns dos principais cruzamentos da cidade. À noite, promotoras estarão abordando jovens em regiões de bares freqüentados por jovens, como Vila Olímpia, Vila Madalena, Praça Vilaboim, Pinheiros, Itaim e Moema. Para reforçar o impacto da ação será exibido um cenário móvel, contendo resgate simulado e um automóvel severamente danificado.
A criação do Instituto, em 1996, foi uma forma encontrada pelo grupo, líder na venda de seguro automóvel na Espanha, para reduzir estatísticas tão alarmantes. Em 2003, a Mapfre da Espanha deverá registrar prêmios de 1,78 bilhão de euros com a venda de seguro de carro, o que lhe dá um market share de 20%, e com lucro de 200 milhões. Outra iniciativa do Instituto, em parceria com a subsidiária de seguros no Brasil, é a conscientização da comunidade através do Programa de Segurança Viária. Desde julho de 2002, uma Unidade Móvel de Check-up inspecionou, gratuitamente, mais de 6.500 veículos em 20 cidades brasileiras como Brasília, São José do Rio Preto, Blumenau, Florianópolis, Ribeirão Preto, Goiânia e Uberaba. O programa, que continua, pretende reduzir os acidentes mostrando aos motoristas a importância da manutenção preventiva. Segundo Levorato, 70,9% dos veículos estão fora dos padrões de segurança.

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