Notícias | 22 de julho de 2020 | Fonte: Mapfre

MAPFRE Economics prevê queda do PIB entre 8,9% e 9,8%

Análise também aponta fortes impactos no setor de seguros, mas dados históricos indicam que, com a recuperação econômica, os prêmios do segmento tendem a crescer acima do Produto Interno Bruto, especialmente em mercados emergentes

O PIB brasileiro deve sofrer uma queda entre 8,9% e 9,8% em 2020, de acordo com o estudo “Panorama Econômico e Setorial”, elaborado pela MAPFRE Economics. A análise indica que a pandemia de Covid-19 no Brasil acelerou um processo que já estava ocorrendo no início do ano, com a economia brasileira entrando em recessão por razões derivadas da atual gestão econômica.

Os principais indicadores, especificamente o Índice de Compras de maio, atingiram patamares muito baixos, mas continuam a revelar perspectivas de piora. Por outro lado, a inflação em maio ficou em 1,9% e as expectativas indicam que permanecerá baixa nos próximos trimestres.

Diante da emergência econômica, em 17 de junho, o Banco Central do Brasil baixou a taxa de juros Selic em 75 pontos-base, para 2,25%, em um momento em que a crise do Covid-19 ainda não está sob controle. Com a inflação em clara desaceleração e a reversão dos fluxos globais, a pressão sobre o Real foi relativamente aliviada e espera-se que a instituição possa até implementar cortes adicionais.

mapfre1                               mapfre2

Impacto no setor de seguros

O levantamento aponta também que a pandemia, ainda em curva ascendente, é prejudicial ao desenvolvimento do setor de seguros, principalmente para os negócios de Não Vida, devido ao impacto que a situação está tendo na economia brasileira.

Por outro lado, o Banco Central do Brasil continua com sua política monetária acomodatícia para estimular a economia, aproveitando as baixas expectativas de inflação. Os dados apurados pela MAPFRE em parceria com a Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) mostram a queda nas taxas de juros sem risco ao longo do último trimestre, com uma curva que apresenta uma inclinação positiva. Isso poderia atenuar o efeito negativo da contração do PIB e a queda nas taxas de curto prazo nos negócios de seguros de vida, economias e anuidades, ao poder oferecer taxas garantidas de médio e longo prazo superiores às taxas de curto prazo. As expectativas de que ocorram novas desacelerações podem ser um incentivo adicional na comercialização de novos produtos para o segmento segurador.

                                       impactos

Na análise das crises econômicas que o Brasil vive desde 1995, a situação que pode ser mais assimilada ao período atual foi a vivida em 2015 e 2016, em que o PIB caiu -6,8% no total. Nesse período, o setor de seguros sofreu uma forte desaceleração. (de crescimento de 8% em 2014 para 2% em 2015 e 2016, em termos reais).

Ao considerar o impacto desagregado para as linhas Vida e Não Vida, no período, observa-se que o aumento das taxas de juros adotadas naquela ocasião pelo Banco Central do Brasil para controlar a inflação favoreceu os seguros de Vida que apresentaram crescimento. No entanto, os seguros Não Vida sofreram quedas acentuadas, em linha com a deterioração econômica, como mostram os gráficos.

1112

Cenário Econômico Global

O estudo da MAPFRE Economics antecipa um cenário mais desafiador para a economia mundial do que há três meses. De acordo com a análise, embora existam sinais de revitalização nas principais economias mundiais, especialmente na China, os dados contábeis nacionais do primeiro trimestre e os dados de produção industrial, vendas no varejo e comércio global de abril e maio, indicam retração do PIB mundial maior do que o previsto.

Para preparar suas estimativas, e dado o cenário de incertezas provocado pela pandemia do novo coronavírus, foi contemplado, assim como no trimestre anterior, um cenário base, no qual é prevista uma recessão global com queda de 4,9% no PIB em 2020, porém seguida por uma recuperação relativamente ágil de 5,4% no próximo ano, o que permitirá alcançar o PIB perdido até o final de 2022. Caso o cenário se agrave, em função da interrupção da retomada por uma nova onda do surto da pandemia e pelo esgotamento das medidas monetárias e fiscais, a recessão pioraria com uma contração do PIB de até 5,7% e continuaria no próximo ano (-2,2%). É necessário analisar se de fato a economia global atingiu seu pior indicador no segundo trimestre e se a implementação de medidas de política monetária e fiscal nos permitirão entrar numa fase gradual de normalização, nos levando a indicadores positivos.

Mercado segurador global

A previsão é de uma queda abrupta do PIB global em 2020, que pode variar entre -4,9% e -5,7% em comparação ao crescimento de 2,9% em 2019, portanto espera-se uma queda acentuada no negócio de seguros, em linha com o comportamento econômico.

A análise confirma que, em geral, quedas acentuadas nos prêmios de negócios de seguros podem ser antecipadas. Nos seguros de Vida, por exemplo, a influência de medidas restritivas de política monetária suaviza as quedas nessa linha de negócios. Desta vez, porém, o viés das políticas monetárias adotadas está sendo de acomodação, o que produzirá um efeito negativo neste segmento de mercado. Finalmente, a análise confirma que, historicamente, com a recuperação econômica, nota-se crescimento dos prêmios de seguros acima do PIB, especialmente em mercados emergentes.

O estudo completo está disponível em espanhol no link: http://www.fundacionmapfre.org/documentacion/publico/es/catalogo_imagenes/grupo.do?path=1107132

Sobre a MAPFRE – No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Em 2019, suas receitas atingiram cerca de 27 bilhões de euros. Especialista em suas áreas de negócio, atua no Brasil em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência e assistência a residência e veículos. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Mais informações em www.mapfre.com.br.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN