Notícias | 7 de dezembro de 2005 | Fonte: Revista Cobertura

Mais de 700 empresas golpistas atuam no País, revela Equifax

A maior concentração de empresas golpistas está nas regiões Sudeste e Sul do País. É o que revela um levantamento sobre operações envolvendo `fantasmas` no Brasil realizado pela Equifax, empresa líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão de negócios. Durante os meses de janeiro a agosto de 2005, período de apuração do estudo, atuaram nas duas regiões 578 companhias. Estão entre os setores mais visados os da construção, de materiais elétricos e de telefonia (venda de aparelhos e linhas de celular). As estimativas são de um prejuízo de cerca de R$ 25 milhões nas operações, somente nessas regiões.

Na apuração geral, 744 empresas golpistas atuaram no País no período avaliado, gerando um prejuízo estimado em R$ 30 milhões, com 7.869 cheques devolvidos sem fundos e 13.241 títulos protestados. Isso representa um crescimento de 44% nas devoluções e 41,5% em protestos, em relação ao mesmo período no ano passado. A Equifax também registrou aumento de 17,1% no volume de acessos em seu banco de dados na mesma base de comparação. Foram 17.374 consultas ao sistema em 2005 contra 14.841 em 2004.

Apesar de as regiões Sudeste e Sul serem as mais afetadas, no restante do País as operações de golpistas também continuam crescendo. No Nordeste, de janeiro a agosto de 2005 o movimento saltou de 117 para 124 empresas golpistas atuantes, no Centro-Oeste de 28 para 30. Apenas no Norte houve `estabilidade` nos números, foram identificadas 12 empresas em ambos períodos. `Este é um fenômeno crescente na maioria das localidades do País, principalmente naquelas onde há intensa atividade econômica`, diz João Otávio Domingues, diretor da Equifax.

Segundo o Departamento de Pesquisas Especiais da Equifax, o período de maturação do golpe, em geral, tem sido de 40 dias. As empresas golpistas costumam agir com transparência na primeira compra, com pagamento à vista ou em dinheiro. Também aparentam lisura na procedência, não apontam restrições em cadastros comerciais mais simples, sem detalhamento, quando consultados para o fechamento da negociação. O golpe é quase sempre descoberto após a conclusão da negociação, na entrega da mercadoria ou muitas vezes na segunda solicitação de compra pela empresa golpista.

Para evitar fraudes e minimizar os riscos de prejuízos futuros aos seus clientes, especialmente os relacionados à atuação de empresas fraudulentas, a Equifax oferece um serviço exclusivo de alerta sobre ação de golpistas. `Neste trabalho, especialistas cruzam informações do nosso banco de dados, verificam a autenticidade de documentos apresentados para a concessão de crédito, checam endereços dos sócios, atividade comercial, início de exercício da empresa, entre outras. Tudo isso para que nossos clientes evitem as perdas devidas à atuação de quadrilhas golpistas`, explica o diretor da Equifax.

O banco de dados da Equifax a registra 261 milhões de informações positivas, 115,4 milhões sobre cheques sem fundos, 29 milhões de títulos protestados, 150 mil de informações sobre falências, recuperações judiciais e extra-judiciais e 8,7 mil registros de empresas golpistas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN