Maiores seguradoras do mundo aprenderam as lições das crises de saúde anteriores e reforçaram suas políticas de subscrição

26/03/2020 / FONTE: CNseg

Corretores-de-imóveis-superando-a-crise

Presidente da CNseg lembra que o direito securitário brasileiro ampara o afastamento de situações catastróficas. Leia esta e outras matérias no Boletim GFIA

Boletim de Monitoramento | 11 de Fevereiro de 2020

(Yahoo!/Bloomberg) “Não procure muito alívio das seguradoras para que sejam atenuadas as perdas de eventos cancelados, interrupções de viagens e atendimentos médicos do letall vírus Covid-19, que está se espalhando pelo mundo”. Esse foi o destaque de uma reportagem da Bloomberg, através do site “Yahoo!’. A matéria lembra que as maiores seguradoras do mundo aprenderam lições das crises de saúde anteriores, incluindo o surto de SARS de 2003. Ao longo dos anos, elas reforçaram suas políticas de subscrição, inserindo cláusulas restritivas de doenças transmissíveis para evitar perdas catastróficas. Além disso, o Presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, chamou a atenção para o direito securitário brasileiro, que, como em qualquer lugar do Mundo, ampara o afastamento de situações catastróficas. “Somente agora é que as seguradoras brasileiras estão avaliando com mais clareza e rigor o alcance do novo coronavírus sobre as suas atividades, inclusive as cláusulas dos contratos que já foram firmados” afirma.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 04 de março, o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que está disponibilizando cerca de US$ 50 bilhões para ajudar a combater o coronavírus por meio de suas instalações de financiamento de emergência de desembolso rápido, para países de baixa renda e mercados emergentes.
  • No dia Em 06 de março, a Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI) publicou uma publicação intitulada: “Guidance on Digital ID”
  • No dia 06 de março, o FMI publicou em um blog, sobre as políticas fiscais para proteger as pessoas durante o surto de coronavírus.
  • No dia 06 de março, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, fez um discurso para destacar o papel da organização, como autoridade comercial global e empregadora, para tornar realidade da igualdade de gênero.
  • No dia 07 de março, os delegados do Grupo de Trabalho em Saúde do G20 (HWG) se reuniram em Jeddah, na Arábia Saudita, para discutir como o grupo das 20 principais economias pode trabalhar em conjunto para fortalecer os sistemas de saúde e melhorar a segurança global da saúde.
  • No dia 09 de março, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou um relatório que constatou que a vida geralmente melhorou para muitas pessoas nos países da OCDE nos últimos 10 anos, mas que as desigualdades persistem e que a insegurança, o desespero e a desconexão afetam partes significativas da população.

Recortes de Imprensa    

  • Coronavirus

Modelagem hipotética da disseminação de coronavírus (Asia Insurance Review) Uma avaliação de possíveis casos de coronavírus no mundo foi publicada pela AIR Worldwide usando seu modelo pandêmico para executar cenários hipotéticos…

Pouco alívio das seguradoras, pois o coronavírus atrapalha os negócios (Yahoo) Não procure muito alívio das seguradoras para atenuar as perdas de eventos cancelados, interrupções de viagens e possíveis reivindicações médicas do mortal vírus Covid-19 que está se espalhando pelo mundo…

Volatilidade do mercado financeiro com o COVID-19 vai impactar significativamente nas seguradoras globais (Asia Insurance Review) Seguradoras e resseguradoras globais estão expostas ao surto do coronavírus diretamente por meio de um potencial aumento de sinistros e indiretamente pelo impacto no crescimento econômico e na resultante volatilidade do mercado financeiro, disseram Investidores da Moody’s…

  • Tecnologia

Empresas maiores estão mais expostas a perdas cibernéticas relacionadas à identidade de máquinas: Report (Reinsurance News) Até 25% das perdas cibernéticas para as maiores empresas estão relacionadas à identidade de máquinas e, nos EUA, até 13% do total de perdas econômicas devido a eventos cibernéticos estão relacionados a identidades de máquinas desprotegidas, de acordo com um novo relatório…

  • Macroeconomia e Resseguro

Tensões comerciais afetando a estabilidade política – Marsh (Insurance Business Magazine) Aumento das tensões comerciais são esperadas ao longo do ano, resultando em incerteza política e econômica global para empresas multinacionais, de acordo com um novo relatório da Marsh…

Von der Leyen vê ‘impulso’ para melhorar as relações UE-EUA (Euractiv) O presidente da Comissão Européia, Ursula Von der Leyen, disse na quinta-feira (5 de março) “pode haver chance” de melhorar o relacionamento da UE com os EUA, mas não ficou claro quando apresentou uma oferta comercial ao presidente dos EUA, Donald Trump, para evitar preços adicionais …

A Aviva venderá toda a participação na Joint Venture Indonésia (Reuters) A seguradora britânica Aviva (AV.L) disse na sexta-feira que se retiraria completamente da Indonésia ao vender toda a sua participação na Joint Venture PT Astra Aviva Life a seu parceiro na operação…

A recuperação econômica na América Latina pode estimular os mercados de resseguros: AM Best (Reinsurance News) Analistas da AM Best esperam que os riscos econômicos e políticos diminuam na América Latina ao longo de 2020, o que deve ajudar os mercados de resseguros nesses países a realizarem melhor seus negócios. Potencial de crescimento…

Life Insurance Association define áreas de foco para 2020 com o novo comitê de gestão (Asia Insurance Review) O novo comitê de administração da Life Insurance Association, Cingapura (LIA Singapore), identificou três prioridades principais para a associação do ano, nomeadamente: digitalização e transformação da força de trabalho, seguro sustentável e elevação da cultura e conduta em todo o setor…

Plano do regulador coreano para beneficiar resseguradores – AM Best (Insurance Business Magazine) A Comissão de Serviços Financeiros (FSC) do plano da Coréia do Sul de permitir que o co-seguro seja usado como um tipo de acordo de resseguro para os segmentos de seguro de vida e não-vida beneficiará seguradoras primárias e resseguradoras, de acordo com…

  • Outros

Com os riscos econômicos “evoluindo”, os formuladores de políticas do Fed avaliam o que vem a seguir (Reuters) Os banqueiros centrais dos EUA veem riscos “em evolução” para a maior economia do mundo a partir do coronavírus em rápida expansão e estão se esforçando para avaliar o que vem a seguir, tanto para as perspectivas de negócios quanto para 35/5000 a própria resposta do Federal Reserve …

A interrupção digital detém a chave virtual da ação climática, dizem pesquisadores (Reuters). Enquanto a revolução digital ocorre a uma velocidade vertiginosa, estados, empresas e indivíduos devem trabalhar juntos para aproveitar a tecnologia para criar sociedades mais justas e de baixo carbono – ou arriscar que a visão seja prejudicada, um grupo de pesquisa alertou na segunda-feira…

O estudo da MetLife indica que a comunicação é mais importante que o preço em consultoria financeira (Asia Insurance Review) A comunicação é mais importante que o preço em relação à escolha de um consultor financeiro, de acordo com nova pesquisa divulgada pela seguradora de vida MetLife Austrália…

Empresas que se voltam para o seguro de crédito à medida que a volatilidade aumenta: Aon (Reinsurance News) A corretora de seguros/resseguros Aon acredita que as empresas estão se voltando cada vez mais para soluções de seguro de crédito como uma maneira de gerenciar a incerteza em um ambiente econômico, político e de consumidor cada vez mais volátil…

_____________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: