Notícias | 12 de maio de 2020 | Fonte: CQCS

Lucas Vergilio: superintendente da Susep deixará um cenário de terra arrasada

Ao participar da “Live do CQCS”, nesta segunda-feira (11 de maio), o deputado federal Lucas Vergílio fez duras críticas à superintendente da Susep, Solange Vieira, que, segundo ele, é arredia a qualquer tipo de diálogo com as instituições que representam o setor de seguros e mesmo com o Congresso Nacional.  “Sempre que discutimos e sugerimos algo, ela fez o contrário. Fala uma coisa e age diferente. Ela teve passagem trágica na ANAC, depois desejou ser presidente ou diretora do BNDES, não conseguiu, mas ganhou a Susep como prêmio de consolação. Não conhece este mercado. Toma decisões por achismo, não ouve ninguém, parece estar a serviço de grupos ou a mando de quem a colocou na Susep, tudo é possível. Há o risco dela deixar um cenário de terra arrasada quando deixar o cargo”, alertou Lucas Vergilio, na conversa com o fundador do CQCS, Gustavo Doria Filho.

O parlamentar citou algumas ocasiões em que flagrou contradições da superintendente, inclusive no processo que resultou na edição da MP 905/19. Ele contou que no dia 11 de novembro de 2019 (data de publicação desta medida provisória) recebeu uma mensagem da superintendente pedindo para retornar a ligação. Quando o fez, ela disse que o texto da MP 905 não seria o que a Susep “queria”. Ele ligou, em seguida, para o então o Secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, que assegurou ter conversado com Solange Vieira e que ela estava de acordo com os termos da medida.

Mais tarde, a superintendente enviou o texto da MP para o deputado, com os artigos que revogavam a Lei 4.594/64 e dispositivos do Decreto Lei 73/66. Questionada pelo parlamentar, ela alegou que a proposta teria sido elaborada pela Secretaria de Política Econômica. Mais uma vez, Lucas Vergilio foi averiguar e ouviu como resposta que o texto “veio da Susep”.

Para ele, a superintendente agiu de “forma covarde e mentirosa” ao culpar a Secretaria de Política Econômica. “Várias outras questões me preocupam. Mas, vamos tomar todas as medidas cabíveis. Ela já deu provas de que nada faz com responsabilidade. É má fé ou incompetência. Vamos investigar, se for preciso acionando até o Ministério Público ou a Polícia Federal”, assinalou.

Ele também não poupou críticas à superintendente da Susep por repetir várias vezes que o mercado de seguros é atrasado, pouco transparente, obsoleto, caro e sem concorrência. “Mas, esse setor cresce exponencialmente há vários anos e há, sim, concorrência. Ela manipula dados, como fez, por exemplo, quando divulgou que a comissão média do corretor pode chegar a 59%”, acentuou.

Lucas Vergilio criticou ainda a requisição de uma empresa do Banco do Brasil para ajudar a Susep a corrigir problemas na área de tecnologia. Após revelar que a superintendente da Susep deixou claro, em uma videoconferência, que tem o Banco do Brasil como interlocutor sobre temas relacionados ao mercado de seguro, o deputado criticou a possibilidade de autarquia, agora, colocar os dados dos corretores e das seguradoras nas mãos daquela instituição, que tem participação em uma corretora e uma seguradora. E acrescentou: “será que o Banco do Brasil está pautando a Susep?”.

Por fim, o deputado lamentou ainda a decisão da Susep de baixar norma permitindo a contratação direta de resseguro por planos de saúde e na previdência aberta. “Ela deveria saber que resseguro é o seguro do seguro. Como o conhecimento dela sobre seguro é nulo, vou sugerir à ENS que dê uma bolsa para que possa conhecer melhor o mercado”, concluiu.

_______________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

7 comentários

  1. Flávio Antonio Mueller SUSEP 10.0404624

    12 de maio de 2020 às 17:05

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. NILO SERGIO NADOLNY

    12 de maio de 2020 às 16:33

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  3. Evandro de Alcantara

    12 de maio de 2020 às 12:16

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

    • Eduardo Almeida

      12 de maio de 2020 às 14:09

      Você precisa estar logado para ler o comentário.

  4. Luis Roberto Gregnanin

    12 de maio de 2020 às 12:07

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

    • Evandro de Alcantara

      12 de maio de 2020 às 12:23

      Você precisa estar logado para ler o comentário.

    • Eduardo Almeida

      12 de maio de 2020 às 13:26

      Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN