Notícias | 31 de julho de 2020 | Fonte: Porto Seguro

Live do Porto Seguro Moto dá dicas de como frear com segurança

O instrutor Carlos Amaral, referência em treinamento de motociclistas há 20 anos, explica em live o passo a passo da frenagem

Mesmo que exista diferentes tipos de pilotagem de motos, o pensamento deve ser sempre o que privilegie boa conduta e responsabilidade. Por isso, é essencial que o motociclista tenha em mente as melhores maneiras de frear com segurança.

Foi nesse contexto que Carlos Amaral, consultor e instrutor de pilotagem, fez uma live nos canais da Porto Seguro (YouTube e Facebook) para dar dicas de frenagem em motos. “Diferente do que se imagina, frear não é um ato instintivo, mas sim um estilo desenvolvido em treinamento e instrução”, comenta.

Mesmo com as mudanças e melhorias nas tecnologias das motocicletas ano após ano, o conceito de segurança passa, fundamentalmente, pela mentalidade defensiva do piloto. “Frenar é diferente de parar. A ação de frear vai direto para as rodas da motocicleta, na borracha do pneu. Ou seja: o que para uma moto não é freio, mas sim o atrito do pneu com o solo. Em testes pós-acidentes, o freio funcionou, mas o comportamento de análise de risco certamente foi mal ajustado. Dessa maneira, é preciso que o piloto esteja atento a diversos fatores como a pista, a calibragem, imprevisibilidade e a força que dará nos manetes ou pedais no momento de frear”, explica.

Veja as principais dicas para melhor desempenho no freio de motos:

1- Uso combinado dos freios

Para maior eficiência e precisão é preciso sensibilidade e o uso combinado dos três freios existentes na motocicleta: freio da roda dianteira, da roda traseira e o freio do motor. Em casos de frenagens em situações emergenciais, mesmo sendo um ato instintivo, é preciso aprimorar a reação, pois cada situação (tipo de moto, peso, garupa) vai exigir mais ou menos força.

2- Dedos nos manetes

Afinal, quantos dedos devem ser usados no manete para a frenagem? Há algumas opções, mas a melhor de todas é sempre aquela em que o motociclista consiga frear sem acelerar ao mesmo tempo. “Vai depender do tipo de moto que você tem. Em um veículo sem embreagem, por exemplo, é recomendável que a mão toda deslize para a frente da manopla, em movimento de desaceleração e levando os quatro dedos ao manete de freio “, diz Amaral. “Freios mais sensíveis, em motos com embreagem, dois dedos funcionam bem. O importante é fazer com firmeza e sem acelerar”, completa.

3- Frear em curvas

Para frear a moto nas curvas o mais importante é ter o cuidado para não derrapar e não trave as rodas. Se houver necessidade, o ideal é que o motociclista dose a força, de forma leve, no freio traseiro e não acelere ao mesmo tempo.

Por que é importante o seguro para moto e quais são as possibilidades?

Ter uma moto pode ser sinônimo de facilidade, deslocamento rápido e rapidez. Mas há também cuidados. “As pessoas que tem qualquer tipo de patrimônio precisam se preocupar com o bem, pois quando se está dirigindo todos estão sujeitos a um imprevisto”, diz Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto. “Por isso, nos últimos anos, a Porto Seguro criou produtos específicos para levar uma proteção mais customizada para quem ama moto”, completa.

Antes de contratar o seguro da moto, é importante analisar quais são as coberturas básicas e adicionais. As coberturas básicas são as obrigatórias, que o segurado não pode deixar de contratar. Elas compreendem remoção, assistência em caso de pane seca, assistência para continuidade da viagem ou para aguardar a moto ser reparada e, ainda, cobertura para dano integral ou parcial por incêndio, colisão, roubo ou furto. As adicionais podem ser incluídas apenas se ele considerar necessário.

Ao contratar o seguro do Porto Seguro Moto é possível ter acesso a inúmeros benefícios. Entre as vantagens disponíveis estão: assistência 24 horas para a moto e residência e descontos em oficinas especializadas no conserto de motos. Além disso, o Porto Seguro Moto oferece facilidades como desconto em acessórios para a moto – como capacete – dependendo da cobertura contratada. Dentre eles estão coberturas que incluem guinho 24h, táxi, hospedagem, desconto na franquia, parcelamento em até 12x sem juros no cartão Porto Seguro.  Veja mais em: https://wwws.portoseguro.com.br/vendaonline/moto/home.ns

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 8,4 milhões de clientes únicos, 12,9 mil funcionários, quase 10 mil prestadores e 36,4 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguai – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2019, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,387 bilhão.

__________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN