Notícias | 8 de junho de 2004 | Fonte: Seguros em Dia

Lideranças da Fenacor debatem Assinatura Eletrônica

A diretoria da Fenacor se reuniu, nesta terça-feira, 8 de junho, no Blue Tree Park Hotel, em Brasília, para debater sobre a certificação digital no setor de seguros.

Na ocasião, foi feita apresentação sobre O Papel da Certificação Digital no Setor de Seguros no Brasil, por Manuel Matos, coordenador do Comitê Setorial de Seguros da Camara-e.net e membro da Comissão de Normas e Procedimento da Susep.

Segundo Matos, é muito importante que os corretores de seguros detenham o domínio desse canal de relacionamento potencializando seu poder no mercado. “O canal de distribuição, seja em meio eletrônico ou físico, tem que ser dos corretores de seguros, com o suporte dos órgãos que os apóiam”.

Na apresentação, Matos explicou que a certificação digital no Brasil funciona com um modelo de Autoridade Certificadora de Raiz Única. A exemplo, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a Autoridade Certificadora Raiz, dentro dos padrões da ICP-Brasil.

Segundo Matos, o ICP, ou Infra-estrutura de Chaves Públicas, é a sigla no Brasil para PKI – Public Key Infrastructure -, um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos elaborado para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais.

Manuel Matos também explicou sobre como funcionam os certificados digitais e as autoridades certificadoras, mostrou os exemplos brasileiros interligando com o papel da ICP-Brasil e do ITI e, por fim, explanou sobre a legislação referente ao assunto e sua aplicabilidade no mercado de seguros, em especial as oportunidades que surgem para os corretores, após a adoção desse modelo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN